Cidades

Equipe de corredores pede assinaturas em petição sobre Hipertensão Pulmonar

O objetivo é arrecadar assinaturas para melhorias no tratamento aos pacientes que sofrem com a doença

postado em 05/05/2016 11:54
Em Brasília, a equipe irá participar de uma corrida noturna neste sábado (7/5), às 19h, na Esplanada dos Ministérios, e coletar as assinaturas

Com o intuito de conscientizar a população brasileira sobre a Hipertensão Pulmonar, uma equipe de corredores tem percorrido várias regiões do país, participando de competições e aproveitando o espaço para coletar assinaturas em uma petição on-line. O objetivo é pedir melhorias no acesso ao tratamento da doença, que afeta cerca de 25 milhões de pessoas no mundo e 10 mil no Brasil. Segundo o grupo, a meta é coletar 50 mil assinaturas. A equipe do Team Phenomenal Hope Brasil conta com o apoio da Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar (Abraf).

A petição pede para que seja revista o recente Protocolo do Ministério da Saúde que proíbe a terapia combinada, onde o paciente só tem direito a um medicamento. A presidente da Abraf e líder da equipe, Paula Menezes, explica que atualmente está previsto no documento o fornecimento de apenas 3 dos 14 medicamentos disponíveis para o tratamento e não estão previstos outras formas da doença, como a tromboembólica. ;Com o novo protocolo, pacientes que já estavam em tratamento com mais de um medicamento podem ter praticamente uma sentença de morte;, completou.



Em Brasília, a equipe irá participar de uma corrida noturna neste sábado (7/5), às 19h, na Esplanada dos Ministérios, e coletar as assinaturas. Caso alguém se interesse em ajudar a associação, mesmo sem participar do evento, basta assinar a petição por meio da página oficial da equipe.

Dados
Segundo a Abraf, a Hipertensão Pulmonar abrange uma série de doenças pulmonares e cardíacas crônicas, que afeta cerca de 25 milhões de pessoas no mundo e 10 mil no Brasil. Aqui, a expectativa de vida de pacientes com esse quadro é de três anos e muitas pessoas morrem sem ter o diagnóstico ou sem tratamento adequado. Estima-se que 80% das pessoas que sofrem com a Hipertensão Pulmonar ainda não foram diagnosticadas, pois a doença ainda é desconhecida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação