Cidades

Atividades artísticas movimentam área externa do Teatro Nacional

O objetivo da ocupação é chamar atenção para o atraso das reformas do teatro, que permanece teatro

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 28/05/2016 19:10
O dançarino Negro Val mantém firme a proposta de ocupar os gramados em frente ao Teatro Nacional Claudio Santoro, um dos principais espaços de cultura da cidade. O objetivo da ocupação, que está programada para acontecer sempre no último sábado de cada mês, é chamar atenção para o atraso das reformas do teatro, que permanece fechado. Com projeto feito por Oscar Niemeyer, o espaço cultural foi fechado em janeiro de 2014 e não tem data prevista para voltar a funcionar. Hoje, as atividades se iniciaram às 17h30, com uma aula de ioga para cerca de 20 participantes.

O Teatro Nacional é um dos poucos locais em Brasília com estrutura para receber grandes espetáculos como óperas, balés e musicais e, com as portas fechadas, a cidade permanece mais distante do circuito nacional e internacional de produções culturais de grande porte. Na descrição do evento, Negro Val afirma: "São fatos recorrentes na atualidade, as ocupações de espaços estatais como forma de protesto e manifesto. O nosso movimento começou em fevereiro deste ano, com o Abraço Simbólico do Teatro Nacional Claudio Santoro, e o que seria apenas um momento, se transformou na necessidade de ocupar mensalmente aquele lugar, com atividades artísticas de forma a chamar atenção das pessoas para o teatro".

A ideia é continuar com a ocupação pacífica e manifestações artísticas artisticamente para chamar a atenção do governo para os atrasos. Os eventos acontecem sempre no último sábado de cada mês, com início às 17 horas. Entre as atividades desenvolvidas com o público estão: aulas de ioga, dança, teatro e música, além de palco aberto e piquenique.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação