Cidades

Servidores do Detran fazem manifestação após morte de agente de trânsito

Uma das reivindicações dos funcionários é o uso de armas de choque

postado em 30/05/2016 07:00

Uma das reivindicações dos funcionários é o uso de armas de choque

Na última sexta-feira (27), o agente de trânsito e transporte Agenilson Pereira Jorge foi assassinado enquanto trabalhava no município de Araguaína (TO). Foi o terceiro servidor da categoria a morrer durante exercício do ofício somente este ano. Diante dos fatos e do luto, os trabalhadores de trânsito de todo o país resolveram articular um ato em defesa de melhores condições de segurança no trabalho. Em Brasília, a manifestação será realizada hoje, a partir das 9h, na frente do Palácio do Buriti.

A princípio, as atividades do Detran não serão paralisadas, nem o trânsito da região deve ser interrompido. O protesto, previsto para durar 20 minutos, espera chamar a atenção do governo para as condições laborais atuais. ;Carros de som, cartazes e faixas serão bem-vindos, assim como todos aqueles agentes que se sentirem à vontade para se expor e falar um pouco da situação;, antecipa Eider Marcos Antunes de Almeida, presidente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores dos Detrans (Fetran).

Entre as reivindicações, Eider acredita que a classe deve abordar algumas questões mais urgentes, como uso de aparatos de segurança e defesa pessoal, a exemplo do colete à prova de balas, do bastão retrátil e do polêmico taser, uma arma de choque. O presidente da entidade ressalta, contudo, que o taser já é ;praticamente uma realidade no DF;. Ele acrescenta: ;Faço questão de reforçar que defendemos o porte, mas jamais o uso. O ideal é que as armas nunca precisem ser acionadas;.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação