Cidades

Considerada extinta, rolinha-do-planalto é redescoberta por pesquisadores

Achado faz a comunidade científica ficar atenta ao aparecimento de mais espécimes nativas. Grupo do DF de observadores de pássaros já procura um novo exemplar

postado em 07/06/2016 07:31
A pequena ave reapareceu em Minas Gerais e agora é procurada em toda a área de cerrado brasileiro: animal de difícil acesso

Há 75 anos, a espécie Columbina cyanopis, afetada por queimadas, agricultura, formação de pastagens e principalmente, pela destruição do cerrado brasileiro, entrou em declínio populacional e deixou de encantar quem costumava ter a ave por perto. Agora, o pequeno animal de olhos azuis e plumagem avermelhada, mais conhecido como rolinha-do-planalto, é redescoberto por um grupo de pesquisadores, com o apoio do Observatório de Aves ; Instituto Butantan e da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil).

;A descoberta foi inédita. Estava fazendo um levantamento de aves em uma região próxima ao local onde encontrei a rolinha. Passei ali por acaso, para cortar caminho, e me deparei com um lugar maravilhoso, com uma beleza natural incrível que nunca havia visto antes. Ouvi um passarinho cantando e não reconheci;, relata o ornitólogo Rafael Bessa, 34 anos. Mal sabia ele que, em uma das caminhadas, encontraria a tão rara rolinha. Sem registro desde 1941 ; a última vez ocorreu a 430km de Brasília ;, a pequena ave de canto diferenciado foi vista pela primeira vez em junho do ano passado, em Minas Gerais, mas a divulgação só veio há duas semanas. Segundo a Save Brasil, o local exato não pode ser divulgado para a proteção da espécie.



[SAIBAMAIS]O ornitólogo, instigado, voltou ao local para descobrir de onde vinha o canto tão inusitado. ;Eu precisava aproveitar a oportunidade. Logo, descobri que o canto era da rolinha-do-planalto. Fiquei muito nervoso e também feliz. Só conseguia pensar em documentar tudo. Quando me abaixei para pegar a câmera, a ave parou em um arbusto que estava ao meu lado. Foi incrível;, encanta-se.

Entre os observadores de pássaros de Brasília, a expectativa para receber a ave é grande. ;Saímos sempre com os olhos e ouvidos atentos. É o nosso cerrado. A expectativa entre todos nós é imensa e positiva. O que falta agora é descobrirmos se o nosso tipo de hábitat será favorável ou não para o passarinho;, conta o arquiteto Tancredo Maia, 69, do grupo Observadores de Aves do Planalto Central.

Para Pedro Develey, biólogo especialista em aves e diretor-executivo da Save Brasil, a descoberta deu esperanças de que espécies novas ou em extinção em lugares inimagináveis. ;Fiquei surpreso por ser em Minas Gerais. O local não é nada isolado. Todos achavam que era um bicho instinto. Só não estávamos procurando nos lugares certos;, conta. Em 2012, a Save Brasil enviou duas expedições para a Serra das Araras, em Mato Grosso, local em que a presença da ave era recorrente no passado. Nada foi encontrado.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação