Cidades

Taxistas soltam fogos contra motoristas do Uber em frente à Câmara do DF

Os taxistas se concentram, em sua maioria, próximos à entrada do prédio, e proferem xingamentos contra os concorrentes que entram para acompanhar a sessão

Renato Alves, Luiz Calcagno
postado em 21/06/2016 14:23
Os taxistas se concentram, em sua maioria, próximos à entrada do prédio, e proferem xingamentos contra os concorrentes que entram para acompanhar a sessão
A menos de uma hora de começar a votação da regulamentação do Uber no Distrito Federal, taxistas soltaram foguetes em direção aos motoristas do aplicativo. Os grupos estão reunidos em frente a Câmara Legislativa do DF, onde uma sessão marcada para começar às 15h desta terça-feira (21/6) vai discutir a regularização do serviço de transporte. Um forte aparato da Polícia Militar separa os trabalhadores das duas categorias, que prometem muito barulho para pressionar os distritais. Um permissionário foi detido.

Leia mais notícias em Cidades

Os taxistas se concentram, em sua maioria, próximos à entrada do prédio, e proferem xingamentos contra os concorrentes que entram para acompanhar a sessão. Integrantes das categorias serão separados na galeria do plenário para evitar mais confusões. A chegada de uma carreata do Uber, por volta das 14h15, provocou alvoroço. PMs tiveram que intervir para conter a aproximação de taxistas, que disparavam palavrões. Militares fizeram um cordão de isolamento.
[SAIBAMAIS]Mobilização

Apesar de a sessão só começar às 15h, desde cedo, taxistas e motoristas do Uber fazem manifestação nos arredores da Câmara Legislativa, para pressionar os distritais. Além de trazer os veículos e promover um buzinaço, ambos os lados anunciam mais barulho com carros de som e foguetório, quando o horário da sessão se aproximar.

Para evitar brigas, a PM decidiu isolar os dois grupos. Recentemente, o DF foi cenário de diversas cenas de violência, provocadas por taxistas, que cercaram e agrediram motoristas do Uber e até passageiros, principalmente perto do Aeroporto Internacional.

A iniciativa do Governo do Distrito Federal, em discussão nesta terça, libera o sistema de aplicativo, mas proíbe o Uber-X, a versão mais popular e barata do serviço. Ele emprega cerca de 3 mil motoristas. Já o Uber Black (mais carro, apenas com carros do modelo executivo e da cor preto) tem outros 1,5 mil profissionais. O projeto de lei recebeu 51 emendas e substitutivos, que serão analisados em plenário. Não há consenso, mas a tendência é de que pelo menos o serviço de carros executivos seja liberado.

Apesar de a sessão só começar às 15h, desde cedo, taxistas e motoristas do Uber fazem manifestação nos arredores da Câmara Legislativa
Serão necessários 13 votos para aprovar a regulamentação do Uber. Há um grupo de oito distritais favoráveis à proposta, que integram a Frente Parlamentar em Defesa da Utilização de Aplicativos para o Transporte Individual de Passageiros. O presidente do grupo, deputado Professor Israel (PV), critica emendas que desvirtuam e inviabilizam o serviço. ;Estamos diante de uma grande questão, que é a escolha de um modelo ultrapassado ou de um sistema que aponta para a frente. O nosso modelo remonta aos anos 1970 e nunca foi atualizado;, comentou.

Ele critica substitutivos apresentados pelo deputado Rodrigo Delmasso (PTN), que, na prática, podem tornar o Uber inviável. Entre as restrições propostas pelo parlamentar, está a exigência de que os motoristas vinculados ao aplicativo tenham permissão de táxi e usem taxímetro. ;Essas emendas são extremamente conservadoras. Se isso for aprovado, o governo vai simplesmente aumentar o número de permissões de taxistas. A população exige mudanças profundas nesse sistema;, ponderou Israel. Ele apresentou um substitutivo, que muda o projeto do Executivo para permitir o serviço do Uber-X.
Para evitar brigas, a PM decidiu isolar os dois grupos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação