Cidades

Médico é julgado por morte em cirurgia de redução de estômago após 8 anos

De acordo com a denúncia o Pró-Vida, a vítima não tinha indicação médica que justificasse a cirurgia, e foi atendida de forma desatenciosa e incompetente pelo médico

Renato Alves
postado em 01/08/2016 17:08
Maria Cristina Alves da Silva morreu por complicações após cirurgia de redução de estômago Oito anos depois da morte, a Justiça do Distrito Federal faz a primeira audiência do caso da psicóloga e empresária de Brasília, Maria Cristina Alves da Silva. Ela morreu aos 31 anos, em 18 de fevereiro de 2008, nove dias depois de ter se submetido a uma cirurgia de redução de estômago feita pelo médico Lucas Seixas Doca Júnior, em Brasília. Um juiz da 6; Vara Criminal, começa a ouvir, às 14h desta terça-feira (2), as testemunhas.

À época, a família de Cristina conseguiu uma cópia do prontuário médico dela, e o entregou ao então chefe da Promotoria de Justiça Criminal da Defesa dos Usuários de Serviços de Saúde (Pró-Vida), Diaulas Ribeiro, que pediu ao Tribunal de Justiça do DF para Lucas levar o médico a júri popular, sob a acusação de homicídio com dolo eventual ; quando o acusado, por suas ações, assume o risco de provocar a morte do paciente.

De acordo com a denúncia o Pró-Vida, Maria Cristina não tinha indicação médica ; grau de obesidade ; que justificasse a cirurgia, e foi atendida de forma desatenciosa e incompetente pelo médico. Em 2011, o Tribunal desclassificou a acusação para crime culposo ; quando não há a intenção de matar ; e é dessa forma que Lucas será julgado pela 6; Vara.

Em 2009, o médico admitiu para o programa Profissão Repórter, da TV Globo, que já havia ;perdido; quatro pacientes, mas esse número já subiu para cinco.

No caso da morte da professora universitária Fernanda Wendling, outra paciente de Lucas morta em 2006, o médico também é acusado pelo Ministério Público de falsificação de documentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação