Cidades

Grupos de ciclistas unem amantes do esporte no Distrito Federal

Não há estatística oficial, mas pelo menos 140 grupos de ciclistas costumam se reunir para pedalar pelas ruas do DF - um hobby que, cada vez mais, tem se tornado um meio de transporte. No domingo, um grande passeio juntará centenas de amantes do esporte

postado em 17/08/2016 06:10
Neste fim de semana, ocorre o 14º passeio ciclístico: expectativa é superar o público do ano passado

Não é preciso muito esforço para vê-los à noite. A pé, de carro ou no transporte público, uma olhadinha rápida é suficiente para perceber dezenas de ciclistas passando juntos, seguindo por quilômetros à frente, em um bloco no qual duas rodas se tornam várias, tornando coletivo um esporte que, à primeira vista, pode parecer solitário. ;Quando começamos, há três anos, éramos apenas oito. Hoje, os passeios juntam até 110 ciclistas;, lembra Cláudio Ferreira. Ele é um dos idealizadores do Caça Pedal, um dos grupos de bike mais atuantes do Distrito Federal e que é sediado em Samambaia.

Para Cláudio, a essência do grupo não está apenas na união entre aqueles que têm nas magrelas uma paixão, mas na possibilidade de fazer com que mais gente seja colocada nesse universo. ;Nosso objetivo é unir famílias. Aqui, você vai encontrar crianças, adultos e idosos que se juntam, empolgados, para andar de bicicleta.; Não há dados oficiais de quantos grupos de ciclismo existem em Brasília, mas, entre aqueles que os coordenam, a estimativa é de pelo menos 140 deles, com, no mínimo, 30 ciclistas cada.

;Temos um grupo só de coordenadores. Toda semana, adicionamos pelo menos quatro ou cinco novos;, explica Eduardo Correia Guimarães, do DBike, de Planaltina. O grupo tem oito anos e, surgido a partir da união de apenas 12 pessoas, hoje chega a reunir mais de 100 em cada passeio. Guimarães explica que um dos pontos mais reforçados por quem se une para pedalar é a segurança que esse modelo de prática traz. ;E isso não apenas para o ciclista. Todas as pessoas que usam as vias podem se beneficiar. O grupo é organizado, trabalhamos com todos sobre as regras de trânsito que devem ser seguidas. Motoristas e pedestres também têm vantagens com isso;, frisa.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação