Cidades

Policiais civis entregam 300 carros da corporação em más condições de uso

Os veículos foram devolvidos à direção da Polícia Civil. É mais uma tentativa de pressionar o governo pelo reajuste salarial de 37%

postado em 22/08/2016 16:08
Os agentes fizeram uma carreata com as viaturas sucateadas no centro de Brasília
Diante do impasse entre a Polícia Civil e o Governo do Distrito Federal sobre o reajuste salarial, cerca de 300 veículos da corporação, considerados em más condições de uso estão sendo devolvidos a direção da corporação na tarde desta segunda-feira (22/8). Essa é mais uma das ações dentro da Operação PCDF Legal, que já completa três semanas de pressão, quando as delegacias paralisaram as atividades por 48 horas. Os servidores fizeram uma carreata com os veículos em mau estado de conservação e fecharam o Eixo Monumental em frente ao Buriti.
Leia mais notícias em Cidades

O estopim para o desentendimento foi o último reajuste concedido aos policiais federais, de 37%. Os servidores da Polícia Civil exigem isonomia salarial. A equiparação desejada não é garantida por lei, mas ocorre há 30 anos, devido a negociações com governos anteriores.De acordo com a categoria, os automóveis estão em más condições de uso. ;Estamos trabalhando com as viaturas sucateadas sem condições de uso. Com muitos carros sem cinto, com a parte elétrica com defeito;, explica Rodrigo Franco, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol).

No início do ato, os policiais fecharam as seis faixas do eixo monumental, em frente ao Palácio do Buriti. Eles ficaram concentrados no local e depois seguiram em carreata até o Palácio do Planalto. Depois disso, os carros foram entregues na Divisão de Transporte da Polícia Civil, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

A categoria também sinalizou a entrega de cerca mais de 1,1 mil cargos de chefia da corporação. De acordo com o Sinpol, a documentação com a listagem foi entregue ao GDF na última sexta-feira. ;Até o momento, o executivo não fez a publicação. Vamos continuar com o movimento até que as nossas reivindicações sejam atendidas. Não estamos vendo diálogo com o Governo;, finalizou Franco.
Por meio da Divisão de Comunicação, a Polícia Civil informou que, recebeu 70 viaturas para reparos. Segundo a corporação, a prática ocorre regularmente e não apenas por ocasião do movimento reivindicatório. ;As viaturas são revisadas a cada 10 mil Km rodados, em oficina própria, na Divisão de Transportes. A frota da PCDF é composta por 1.470 viaturas, novas ou seminovas, as quais são rigorosamente revisadas;, detalhou na nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação