Cidades

Tocha volta à Brasília, para revezamento das Paralimpíadas

O símbolo esportivo chegará a cidade quinta-feira (1º/9) e o início de seu revezamento será às 9h30, no estacionamento 13 do Parque da Cidade.

postado em 30/08/2016 22:06
Após 3 meses e 28 dias, Brasília volta a receber a tocha. Desta vez, a paralímpica. O símbolo chegará à cidade em 1; de setembro e o início do revezamento será às 9h30, no estacionamento 13 do Parque da Cidade. Ela percorrerá locais engajados em projetos com deficientes físicos e visuais, como o Parque das Garças, onde ocorrem stand-ups com cadeirantes; a Rede Sarah, no Lago Norte, onde é realizado diversos tratamentos de reabilitação; o Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante (Icep); a Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe); e o Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (Ceedv). O percurso terá 10km.

A secretária de Espote, Turismo e Lazer, Leila Barros, deu as informações sobre o evento durante uma coletiva de imprensa no Palácio do Buriti, nesta terça-feira (30/8). A ex-jogadora de vôlei brasiliense explicou que a tocha paralímpica será interativa. De acordo com ela, uma tocha virtual receberá mensagens do mundo todo, em um grande telão, durante a Cerimônia de Acendimento da Chama. Com computação, o fogo se tornará real assim se iniciará o percurso de revezamento. Serão cerca de 103 condutores da tocha, sendo 20 deles em Brasília.

A explicação sobre os lugares escolhidos para o circuito da tocha foi dada pela coordenadora pedagógica e membro do Comitê Executivo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 do Distrito Federal, Akemi Hanazumi. ;A gente quer mostrar, com todos esses locais, o que a cidade tem e faz pelos portadores de deficiência;. Ela também afirma que, durante a passagem da tocha pelo Sarah, o atendimento será normal e que os únicos estacionamentos que serão interditados para o evento serão os 12 e 13. Portanto, a população pode ter acesso à cerimônia sem atrapalhar os tratamentos usuais.

O secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, afirmou que haverá uma linha extra de ônibus da Rodoviária do Plano Piloto para o estacionamento 13 do Parque, e que o metrô funcionará normalmente. Paralelamente, a secretária de Segurança Pública e Paz Social, Márcia Alencar, explicou que não haverá interdições de vias durante a passagem da tocha. ;As intervenções serão mínimas e só ocorrerão no momento no momento do revezamento;, reforça. De acordo com Márcia, cerca de 250 profissionais de Segurança Pública trabalharão durante todo o evento, sendo 120 da Polícia Militar, 28 do Corpo de Bombeiros e 30 fiscais do Detran, com apoio de agentes da 1; Delegacia de Polícia.

Quem encerrou a coletiva de imprensa foi o secretário de Cultura, Guilherme Reis, que divulgou as atrações Surdodum, Josué do Cavaquinho, Grupo de Samba Nó Cego, Luma Cavalcante e o Coletivo Namastê na Cerimônia de Acendimento da Pira Paralímpica, por volta de 18h30 de amanhã, no estacionamento 13 do Parque da Cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação