Cidades

Setor de serviços sofre retração em julho, mas construção civil contrata

Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do GDF, taxa média se mantém estável

postado em 31/08/2016 17:28
O desemprego se manteve estável no mês de julho no Distrito Federal. A taxa registrada foi de 18,9%. Em junho, estava em 19%. Ao todo, no sétimo mês do ano, 297 mil pessoas estavam desempregadas na capital, 4 mil a menos que nos 30 dias anteriores. Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) da Secretaria Adjunta do Trabalho. O setor de serviços demitiu funcionários e sofreu retração de 0,7%, o equivalente a 6 mil vagas, em contraste com a construção civil, que contratou 2 mil trabalhadores.

Leia mais notícias em Cidades

A taxa de desemprego aberto ; que se refere a quem buscou emprego nos últimos 30 dias, mas não encontrou ; também se manteve relativamente estável, foi de 15,2% para 15,1% a de desemprego oculto ; desempregados que fazem trabalhos temporários para manter a renda ; não se alterou. Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, na sede da secretaria.

O setor privado registrou redução de 0,5% no número de trabalhadores com carteira assinada e demitiu, ainda 2 mil funcionários. O setor público também registrou o mesmo número de saídas.

O gestor de políticas públicas da Secretaria Adjunta de Trabalho, Gerson de Paula, garantiu que o GDF está reagindo. O executivo local tem, segundo ele, incentivado o empreendedorismo com cursos de qualificação profissional e no setor téxtil e aprimorado o acesso à informação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação