Cidades

Terceira metrópole do país, Brasília precisa apostar no capital humano

Brasília tornou-se a terceira metrópole brasileira. Especialistas afirmam que o principal desafio será a capital federal apostar no capital humano para tirar proveito da situação

Flávia Maia
postado em 08/09/2016 06:10
Transformação em metrópole traz consequências negativas, como os constantes engarrafamentos no trânsito
Brasília tornou-se a terceira maior cidade do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgadas nesta semana. O processo de transformação em metrópole traz uma série de consequências negativas, entre elas, o trânsito e o esgotamento ambiental. Entretanto, o processo migratório e de crescimento populacional não traz apenas problemas, ele vem carregado de desafios. Especialistas convergem na opinião de que é preciso valorizar o capital humano.

As projeções do IBGE indicam que 2,977 milhões de pessoas vivem na capital federal. Brasília perde apenas para Rio de Janeiro e São Paulo. ;A gente tem que aproveitar esse capital humano, criando mais oportunidades de trabalho e qualificando melhor essa população;, analisa Ana Maria Nogales, diretora de Estudos e Políticas Sociais da Companhia de Planejamento (Codeplan) e professora licenciada da Universidade de Brasília (UnB).

A alta escolaridade média da população de Brasília é uma vantagem competitiva e que pode ser aproveitada pelo mercado de trabalho, garantem analistas. A capital do país tem índice alto de profissionais com ensino superior e pós-graduação. E não são apenas os nascidos aqui que sobem os índices de escolaridade. Pesquisa realizada pela Codeplan constatou o perfil jovem e de alta escolaridade dos migrantes vindos para o Distrito Federal. Nos quinquênios de 1995 a 2000 e de 2005 a 2010, mais de 50% dos migrantes tinham entre 18 e 29 anos, 60% com escolaridade média ou alta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação