Cidades

Especialistas analisam origem do poder de Estevão nos bastidores da cidade

Segundo eles, a curta história da Câmara Legislativa e as possibilidades financeiras do ex-senador fizeram com que ele construísse uma rede de contatos

Isa Stacciarini
postado em 09/09/2016 06:00
Estevão está preso pelo envolvimento no esquema de desvio de verbas das obras do TRT de São Paulo:
Há duas décadas, o empresário Luiz Estevão é uma das figuras públicas mais poderosas no cenário político local. Mesmo tendo sido cassado quando era senador, condenado ; atualmente preso na Papuda ; e sem votos, ele segue no comando e acompanhando de perto os bastidores da capital. Uma das áreas de maior influência dele está na Câmara Legislativa, onde ele nunca perdeu status.

[SAIBAMAIS]Para cientistas políticos ouvidos pelo Correio, o ex-senador consegue fazer a perpetuação dentro do sistema de forma eficaz. Sabe como se dão financiamentos de campanha, do que os parlamentares precisam e, como retorno, faz com que os personagens do jogo político o atendam. ;Luiz Estevão conseguiu ler o sistema de forma eficiente. Conhece sobre a área e essas pessoas o atendem. Na verdade, ele é quem enxergou o sistema e ainda é muito bom de voto;, analisou o cientista político e coordenador do MBA em relações institucionais do Ibemec Brasília, Márcio Coimbra.

Na atual legislatura da Casa, por exemplo, conseguiu eleger dois deputados, inicialmente, do partido que comanda, o PRTB: Juarezão (PSB) e Liliane Roriz (PTB). Mantém também boa articulação com a deputada Celina Leão (PPS), revelada nas conversas gravadas pela filha caçula de Joaquim Roriz ; teria, inclusive, articulado votos para que Celina fosse eleita presidente do Legislativo local. A atuação do empresário ocorre nos bastidores há mais de 20 anos. Na legislatura anterior, o partido de Luiz Estevão conseguiu encabeçar, em 2010, a distrital Liliane Roriz. Naquela época, a deputada saiu da legenda do empresário, o PRTB, e migrou para o PSD.


Modelo atual
Na visão de Márcio Coimbra, o sistema legislativo na capital ainda não está consolidado. Para ele, é importante discutir se o modelo atual é suficiente. ;Precisamos olhar para experiências de outras capitais. A criação da Câmara Legislativa é preocupante porque, sem tradição política, Brasília acabou sendo tomada por quadrilhas;, ataca.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação