Cidades

Salários de todos os servidores podem atrasar, caso GDF pague reajuste

postado em 29/09/2016 15:34

Em entrevista na tarde desta quinta-feira (29/9), o secretário de Fazenda, João Antônio Fleury, alertou que o salário dos servidores públicos do DF pode atrasar, caso o governo pague o reajuste salarial de 32 categorias, como prometido desde o ano passado. ;O governo vai mostrar aos sindicatos as consequências, caso a gente não consiga cobrir o déficit de caixa até o final do ano. A consequência seria não conseguir pagar a folha até o quinto dia útil. Vamos ter que negociar com os sindicatos;.

Leia mais notícias de Cidades

Fleury mostrou as dificuldades do governo durante a divulgação do balanço da gestão fiscal referente ao segundo quadrimestre de 2016. O levantamento revelou que o percentual dos gastos com pessoal em relação à receita corrente líquida subiu de 47,08% para 47,49%. O GDF continua acima do limite prudencial, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Se o GDF não reduzir o percentual de gastos para abaixo do patamar de 46,55%, o Executivo fica proibido de criar cargos, fazer concursos e conceder novos reajustes.

Diante desse quadro, uma das possibilidades para equilibrar o caixa é rever o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU). O governo vai discutir com a Câmara Legislativa a possibilidade de corrigir o valor venal dos imóveis. Isso atinge diretamente o valor do IPTU. A porcentagem do possível reajuste ainda não foi decidida. Outra saída será o lançamento de um novo Programa de Recuperação Fiscal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação