Cidades

Pela primeira vez na história, Barragem do Descoberto fica abaixo de 30%

O Descoberto é o principal reservatório de água da capital federal e abastece 70% do DF

Flávia Maia, Luiz Calcagno
postado em 13/10/2016 11:45
Se não chover o suficiente e o consumo não cair, em até duas semanas, o nível do reservatório deve chegar a 25%, e haverá acréscimo no boleto mensal enviado à residência do consumidor
A Barragem do Descoberto atingiu menos de 30% e atingiu o menor volume de sua história. Segundo medições da Agência Reguladora de Água do Distrito Federal (Adasa), o nível está em 29,37%, agravando ainda mais a crise hídrica no DF. Na terça-feira (11/10), a medida estava em 30,25% e baixou para 29,76% na última quarta.

Leia mais notícias em Cidades

O Descoberto é o principal reservatório de água da capital federal e abastece 70% do DF. Se não chover o suficiente e o consumo não cair, em até duas semanas, o nível do reservatório deve chegar a 25%, índice estabelecido pela resolução da Adasa para início do acréscimo no boleto mensal enviado à residência do consumidor.

[SAIBAMAIS] As normas da cobrança adicional foram publicadas na última segunda-feira (10/10) no Diário Oficial do DF. O adicional será cobrado para as residências que ultrapassarem o consumo mensal de 10 mil litros por mês. O valor adicional virá discriminado no boleto a ser pago, em modelo similar às bandeiras tarifárias da energia elétrica. O dinheiro arrecadado pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) será destinado para uma conta contábil e a quantia só poderá ser usada para investimentos ou custos relacionados à crise hídrica.

Saiba mais

A Barragem do Rio Descoberto foi inaugurada em 1974 e está localizada às margens da BR-070, que liga o Plano Piloto a Águas Lindas (GO). Desde a inauguração, as tendências de uso e ocupação do solo na região já indicavam a necessidade de estabelecer mecanismos de controle do processo de degradação ambiental. Em 7 de novembro de 1983, foi criada a Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Descoberto por meio do Decreto 88.940/83 do Governo Federal.

A APA do Descoberto abrange as regiões administrativas de Taguatinga, Brazlândia, Ceilândia e o município de Águas Lindas, e sua criação teve como objetivo garantir maior proteção à Bacia do Rio Descoberto e a represa. Também ficou definida a adoção de uma ;faixa verde; em torno do lago, onde somente atividades de florestamento e reflorestamento, com características de proteção e conservação de mananciais, seriam permitidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação