Cidades

Evento terá atividades gratuitas para conscientização sobre AVC

Com o tema "AVC tem tratamento", a campanha oferecerá bate-papos com especialistas, oficina de ioga e de culinária saudável

postado em 28/10/2016 17:53

O Hospital Brasília e a Brasília Neuro Clínica realizarão, em 29 e 30 de outubro, um evento em referência ao Dia Mundial de Combate ao AVC, celebrado em 29 de outubro. As atividadesocorrem no Shopping Píer 21, das 13 às 18h e serão gratuitas. A campanha é promovida pela World Stroke Organization (WSO) e apoiada pela Academia Brasileira de Neurologia, pela Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, pela Rede Brasil AVC e pela Associação Brasil AVC.

[SAIBAMAIS]Com o tema "AVC tem tratamento", o evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença com atividades gratuitas, bate-papos com especialistas, oficina de ioga e de culinária saudável.

O "AVC tem tratamento" contará com massagens expressas, de até 15 minutos, feitas por massoterapeutas portadores de deficiência visual. Haverá diversas oficinas, como a "Cozinha com Saúde;, que ensinará três receitas com alimentos saudáveis e preventivos a doenças cardiovasculares. Os workshops terão vagas abertas para até 50 participantes.

A doença

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais conhecido como ;derrame;, provoca cerca de 100 mortes por ano. Considerada a doença que causa mais mortes no Brasil e a maior causadora de incapacidade do mundo, a doença pode ser evitada em 90% dos casos, segundo Letícia Rebello, neurologista do Hospital de Brasília.

Os fatores que aumentam a chance de ter a doença são o colesterol, a pressão alta, diabetes, fumo e arritmias cardíacas. ;Nosso sistema de prevenção primária é muito falho. As pessoas não se cuidam e não há políticas efetivas para estimular uma vida mais saudável da população, longe desses fatores de risco;, pontua a Letícia.

Os principais sintomas da doença são: fraqueza em um dos lados do corpo; dificuldade para levantar um dos braços; perda de mobilidade parcial da face, a popular ;boca torta;; e dificuldade para falar e entender uma frase.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação