SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Evento terá atividades gratuitas para conscientização sobre AVC

Com o tema "AVC tem tratamento", a campanha oferecerá bate-papos com especialistas, oficina de ioga e de culinária saudável

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 28/10/2016 17:53 / atualizado em 28/10/2016 22:47

O Hospital Brasília e a Brasília Neuro Clínica realizarão, em 29 e 30 de outubro, um evento em referência ao Dia Mundial de Combate ao AVC, celebrado em 29 de outubro. As atividadesocorrem no Shopping Píer 21, das 13 às 18h e serão gratuitas. A campanha é promovida pela World Stroke Organization (WSO) e apoiada pela Academia Brasileira de Neurologia, pela Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, pela Rede Brasil AVC e pela Associação Brasil AVC.

Com o tema "AVC tem tratamento", o evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença com atividades gratuitas, bate-papos com especialistas, oficina de ioga e de culinária saudável.

 

Leia mais em Cidades

 

O "AVC tem tratamento" contará com massagens expressas, de até 15 minutos, feitas por massoterapeutas portadores de deficiência visual. Haverá diversas oficinas, como a "Cozinha com Saúde”, que ensinará três receitas com alimentos saudáveis e preventivos a doenças cardiovasculares. Os workshops terão vagas abertas para até 50 participantes.

A doença

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais conhecido como “derrame”, provoca cerca de 100 mortes por ano. Considerada a doença que causa mais mortes no Brasil e a maior causadora de incapacidade do mundo, a doença pode ser evitada em 90% dos casos, segundo Letícia Rebello, neurologista do Hospital de Brasília.

Os fatores que aumentam a chance de ter a doença são o colesterol, a pressão alta, diabetes, fumo e arritmias cardíacas. “Nosso sistema de prevenção primária é muito falho. As pessoas não se cuidam e não há políticas efetivas para estimular uma vida mais saudável da população, longe desses fatores de risco”, pontua a Letícia.

Os principais sintomas da doença são: fraqueza em um dos lados do corpo; dificuldade para levantar um dos braços; perda de mobilidade parcial da face, a popular “boca torta”; e dificuldade para falar e entender uma frase.

publicidade

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

publicidade