Cidades

Racionamento não tem prazo para acabar e corte pode durar mais de 24h

Se a interrupção inicial não for suficiente, o período poderá ser ampliado. A medida foi anunciada na tarde desta segunda-feira (7) pela Adasa e as pessoas saberão com antecedência quando ficarão sem água

Adriana Bernardes, Isa Stacciarini
postado em 07/11/2016 15:41
Haverá interrupção no abastecimento de água por 24 horas que poderá ser ampliado por igual período
Com o nível do principal reservatório que abastece o Distrito Federal, o Rio Descoberto, na casa dos 20,68%, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) apresentou a resolução que trata do racionamento do uso da água. Inicialmente haverá interrupção no abastecimento por 24 horas seguidas. Se isso não for suficiente, o período de 24h será ampliado. A medida foi anunciada na tarde desta segunda-feira (7/11) e será colocada em prática assim que o nível dos reservatórios chegar a 20% ou menos. Não tem data para acabar.
As pessoas saberão com antecedência quando ficarão sem água e os dias, horários e locais, assim como quantidade de moradores afetados. Mas o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, alertou que quem for guardar água deve ter o cuidado com o armazenamento para garantir a qualidade. Já a Caesb deve garantir a preservação da rede para evitar rompimento quando for religar o sistema e, por isso, a água pode retornar devagar para a casa do consumidor.
O racionamento não vai atingir hospitais, hemocentros, centros de diálise e estabelecimentos de internação.

Para o futuro as previsões não são boas. A meta é buscar alternativas de abastecimento. Segundo Salles, as medidas entram em vigor quando o reservatório atingir 20%. A resolução, que será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), vai estabelecer critérios para a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) atender a população. Poderá haver, por exemplo, redução na pressão da água que chega às casas ou rodízios no fornecimento.
Mas as regiões administrativas não ficarão sem água ao mesmo tempo. Isso significa que haverá paralisação parcial do sistema de abastecimento. A cada semana o plano será reavaliado pelos órgãos que atuarão para conscientizar a população sobre a redução do consumo, especialmente por meio de campanhas educativas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação