Cidades

Pedaço do Nordeste na capital federal, Casa do Cantador faz 30 anos

Criado em 1986, o espaço consolida-se também como mas como um local que abriga as mais diversas manifestações culturais

postado em 08/11/2016 06:02

[VIDEO1]

;Inté mesmo a asa branca bateu asas do sertão. Intonce eu disse, adeus Rosinha, guarda contigo meu coração.; A história contada é de que esses versos da música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, inspiraram Oscar Niemeyer no projeto da Casa do Cantador de Ceilândia. Logo na entrada do prédio, a ideia é reforçada. Os três grandes arcos da construção simbolizam as asas citadas na canção. O local, que tem objetivo de reunir a cultura nordestina, completa três décadas amanhã.

Leia mais notícias em Cidades


Desde 1986, bailes de forró, encontros de artistas e apresentações de cantorias improvisadas, conhecidas como repentes, marcam o patrimônio dos ceilandenses. Entretanto, o ambiente de rica cultura nordestina começa a abrir espaço para outros tipos de intervenções. Grupos de hip hop, da cultura negra e até mesmo do rap, agora, podem utilizar o espaço público para apresentações abertas à sociedade. Nesta semana de aniversário, o local conta com uma programação rica em diversidade.

Mesmo que amanhã seja o dia oficial do aniversário, as comemorações começam na sexta-feira. Apresentações de repentistas farão parte das atrações, assim como um bolo será servido à comunidade. As celebrações, porém, seguem até o fim do mês (veja quadro). De acordo com o diretor da Casa do Cantador, Francisco de Assis, o espaço está aberto à diversidade cultural. ;Com Ceilândia, nós acompanhamos o crescimento da sociedade. Mesmo sendo de outros movimentos, todos que vêm aqui respeitam o nosso jeito nordestino;, explica. Para ele, permitir outras formas de expressão no local é uma oportunidade de que pessoas de fora conheçam mais do monumento. ;O que ocorre aqui dentro vai além do entretenimento. Não podemos deixar nossas características serem engolidas;, realça.

Francisco de Assis orgulha-se de viver do repente: só uns cinco em Brasília conseguem sobreviver da profissão

Natural de Brasília e morador da Ceilândia há 43 anos, Francisco, mais conhecido como Neném, não esconde sua paixão pelo Nordeste. ;Posso não ter nascido lá, mas meus pais e meus avós, sim. Isso explica meu sotaque carregado;, relata. Neném ainda destaca que, mesmo que a Casa do Cantador não esteja na região central da capital, o público não deixa de comparecer aos eventos. ;Quando temos alguma coisa aqui, aparece gente de tudo quanto é canto. A maioria dos brasilienses tem um pé no Nordeste e as pessoas gostam de viver essas memórias do passado;, aponta.

Em 2014, a Casa do Cantador passou por uma reforma para implementar um projeto de acessibilidade a pessoas com necessidades especiais. Hoje, a limpeza e a conservação são destaques no local. No espaço, há aulas de música para cerca de 170 alunos, às segundas, quartas e sábados. A cada quinzena, ocorre ainda o Sabadão do Forró e, em toda última sexta-feira do mês, a Sexta do Repente. Todas as festividades são gratuitas e abertas à comunidade.

Diversidade

A arte de dominar palavras e colocá-las em uma canção sobre os mais diversos temas, no compasso de uma viola, até parece algo fácil para o cantador Francisco de Assis, 54 anos. Chico, como prefere ser chamado, iniciou-se na arte do repente aos 15 anos de idade. ;Vivo da viola há 34 anos. Sou formado em artes e deixei de exercer a profissão para viver da minha paixão pelo estilo musical;, conta. Natural do Rio Grande do Norte, ele relata que esse tipo de carreira está se perdendo. ;Em Brasília, existem pouco mais de 20 profissionais do repente e apenas cinco vivem disso;, lamenta.

Chico chegou à capital em 1994 e afirma ter tido que se adaptar a uma comunidade tão jovem. ;Como repentista, precisamos falar sobre os mais diversos assuntos. É como em qualquer profissão, sempre precisamos estar nos especializando;, destaca. O homem conta que, culturalmente, os cantadores encaram a habilidade como um dom divino. ;Eu não acredito nisso, mas, já que nasci no meio, decidi continuar. Porém, é muito gostoso fazer o que eu faço, o apoio do público também reforça meu desejo de me manter nesse caminho;, confessa.

O prédio da Casa do Cantador, que é um símbolo de Ceilândia, foi projetado por Oscar Niemeyer

Programe-se

Confira a programação especial para comemorar os 30 anos da Casa do Cantador

Sexta do Repente ; 11 de novembro, às 20h

Dupla convidada

; Rogério Meneses e Raulino Silva

Duplas de Brasília

; Zé Moacir e João Neto

; Chico de Assis e João Santana

; Apresentador Zé do Cerrado

Entrada: franca

Pérola Negra ; 12 de novembro, às 11h

; DJ Jamaika

; Dom Secreto

; Saphira

Entrada: 1kg de alimento não perecível


Sabadão do Forró ; 19 de novembro, às 20h

; Trio Rei do Som

; Trio Espacial

; Trio Paulinho do Forró e Banda Xamego Bom

; Trio JC do Acordeom

Entrada: franca

Sexta do Repente ; 25 de novembro, às 20h

Dupla Convidada

; Jonas Bezerra e Jonas Andrade

Duplas de Brasília

; Donizílio Luiz e Valdenor de Almeida

; Messias Oliveira e Nelson Martins

Apresentador

; Zé do Cerrado

Entrada: franca


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação