SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Abaixo de 20%, Barragem do Descoberto atinge nível para racionamento no DF

Principal reservatório do DF chegou a 19,99% na manhã desta quinta-feira (11/11): 25 das 31 regiões administrativas ficariam sem água por ao menos 24 horas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/11/2016 12:21

Breno Fortes/CB/D.A Press
 
Pela primeira vez, o índice do maior reservatório de água do Distrito Federal ficou abaixo dos 20%, limite para a decretação do racionamento. O nível da Barragem do Rio Descoberto chegou a 19.99% na manhã desta quinta-feira (10/11). Ela fornece 60,74% de água tratada para todo o DF. Já a Barragem de Santa Maria, que distribui 28,05%, está com o nível de água em 40,60%. As medições são divulgadas pela Adas.
 
De acordo com o anunciado pela Adasa, no início da semana, caso um dos índices diminuísse para 20% ou menos, 25 das 31 regiões administrativas ficariam sem água por ao menos 24 horas — o período pode ser ampliado por igual período. Essa é uma medida para tentar recuperar o nível da água dos córregos e conscientizar a população para o uso racional.
 
A conta da água que chega nas torneiras também fica 20% mais cara a partir de dezembro por causa da chamada tarifa de contingência. A taxa extra será cobrada de quem consome mais de 10 mil litros por mês. 

publicidade

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.
 
FERNANDO
FERNANDO - 10 de Novembro às 14:33
Quantas nascentes têm neste país que não são cuidadas. É fácil para o governo colocar a culpa na falta de chuva, e quanto aos investimentos que não nunca foram realizados nesta área. Não me lembro de ter visto nenhuma matéria que o governo está fazendo investimento em captação de água, ou aproveitamento de água da chuva, ou conservação das nascentes que existem no Brasil. Aqui em Brasília as nascentes que tinham em águas claras hoje estão soterradas pelas construções, as nascentes perto do Riacho Fundo I estão secando por falta de cuidado, e ainda falam em reacionamento? Até quando vai esta falta de comprometimento pelos nossos governantes e pelas companhias de água?Ou vão esperar acabar para colocarem a mão na cabeça e dizer, meu Deus porque não fizemos antes? Até quando vamos pagar a conta por falta de administração?

publicidade