SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Crise hídrica: nível dos reservatórios de abastecimento aumentou, diz Adasa

Dados atualizados das barragens do Descoberto e de Santa Maria foram divulgados ás 11h. Previsão do tempo espera chuva para a região dos aquíferos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/11/2016 11:09 / atualizado em 12/11/2016 13:35

Otávio Augusto

O nível do reservatório Santo Antônio do Descoberto, responsável pelo abastecimento de 65% da capital federal subiu 0,09 ponto percentual em relação ao índice registrado na sexta-feira (11/11). A medição deste sábado (12/11), divulgada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), mostra que a reserva está com 19,64% da capacidade total, ante 19,55% de ontem. A previsão do tempo é chuva para o fim de semana, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

A Adasa divulgou o índice às 11h, mas a medição ocorreu às 8h30, segundo o site do órgão. O nível do reservatório de Santa Maria também aumentou: passou de 40,33% da capacidade total de ontem para 40,51% hoje — alta de 0,18 ponto percentual. Essa reserva abastece 20% das casas do Distrito Federal.

Previsão do tempo

A contragosto de parcela dos brasilienses o dia começou preguiçoso com o céu nublado e chuva. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que a partir deste fim de semana as pancadas ganhem maior volume. Alívio para os reservatórios que abastecem a capital federal. 


Para novembro, a expectativa é que chova 231 milímetros. Até o momento, as intempéries atingiram 74 milímetros — um quarto do esperado. “As chuvas vão ficar mais generalizadas. Diferente do que estava acontecendo, agora, elas vão atingir os mananciais de abastecimento em volume significativo”, ressalta o meteorologista do Inmet, Manuel Rangel. 

A previsão do tempo para hoje é de céu encoberto e chuvas ao longo do dia. A temperatura varia em 18ºC e 26ºC e a umidade relativa do ar entre 95% e 50%. O domingo (13/11) segue a mesma tendência. “Este cenário permanece assim durante a próxima semana”, completa Rangel. 


publicidade

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

publicidade