Cidades

GDF projeta aumento do emprego pelo quarto mês consecutivo

Secretaria de Trabalho prevê que o índice de desemprego vá cair novamente, mas especialista acredita numa reversão do quadro econômico ruim só no fim de 2017

Francisco Marques, Vera Batista
postado em 16/11/2016 06:00

Índice está quase 4 pontos percentuais acima do aferido em 2015

A taxa de desemprego em Brasília deverá cair pelo quarto mês consecutivo, segundo previsão da Secretaria Adjunta de Trabalho do Distrito Federal. O otimismo da pasta tem como base um cenário de maior estabilidade na economia, em parte, em razão do pagamento em dia dos salários pelo governo, incluindo o 13;. Programas como o Prospera, de concessão de empréstimo orientado para pequenos empreendedores informais e microempresas sem acesso ao sistema financeiro tradicional, também são apontados como causa da sequência de índices positivos. No entanto, especialista acredita que o cenário econômico na capital ainda não permite comemoração.

Os que estão fora do mercado de trabalho ainda vão se deparar com contratempos. A taxa de desemprego no DF, de 18,4% em setembro, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego da Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federal (Codeplan), teve leve queda em relação a agosto (18,9%), mas continuou maior que a de setembro de 2015 (14,6%). No Brasil, o índice do trimestre encerrado em setembro ficou em 11,8%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

Na avaliação do economista José Matias-Pereira, especialista em finanças públicas da Universidade de Brasília (UnB), é preciso ter cautela ao analisar a melhora nos dados. ;Quando se olha a conjuntura nacional como um todo, e o Distrito Federal faz parte dela, qualquer manifestação no sentido de que as coisas vão melhorar é algo que caminha na contramão da realidade;, afirma. Segundo ele, a cidade, que não conta com forte setor industrial, tende a enfrentar ainda muita dificuldade daqui para frente, como todo o resto do país.

;Os indicadores econômicos apontam que uma possível retomada da economia somente ocorrerá no início do quarto trimestre de 2017;, diz Matias-Pereira.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação