Cidades

Lançado mapa das desigualdades do DF

O levantamento compara dados de saúde, educação, cultura, saneamento e segurança do Plano Piloto e demais regiões administrativas

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 03/12/2016 19:39

O Movimento Nossa Brasília, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e a Oxfam Brasil lançaram neste sábado (3 de dezembro) o Mapa das Desigualdades de Brasília, que mede e compara dados sobre saúde, educação, cultura, saneamento básico e segurança pública, entre outros, de regiões administrativas do Distrito Federal com o Plano Piloto da capital. O lançamento do projeto contou com roda de conversa sobre o direito à cidade e desigualdade nos territórios, além do debate sobre questões importantes como a construção da capital, o direito à cidade e a ocupação desigual dos territórios do DF.

Entre os objetivos do mapeamento estão a possibilidade de reflexão e criação de novas perspectivas entre as relações de centro e periferia nas cidades. Cleo Manhas (50), educadora e integrante do Nossa Brasília, afirma que o mapeamento tem importância fundamental para deixar claras e agrupadas as principais desigualdades que se mostram atualmente entre Plano Piloto e demais regiões. A ideia é mostrar que os equipamentos culturais, os recursos do FAC, investimentos para edução, entre outros, estão concentrados no Plano. ;As demais regiões estão muito desguarnecidas, há uma enorme desigualdade. Queremos mostrar também que quanto mais precária a situação da cidade, mais negra é sua população e maior a repressão policial. As desigualdades se somam: desigualdade de raça, de renda, de não acesso às políticas públicas;, afirma a educadora.


A Cidade Estrutural é uma das áreas mapeadas pelo movimento

Colaborativo

O projeto foi uma construção colaborativa entre movimentos sociais, sendo que três regiões tiveram destaque na participação desta etapa: Samambaia, São Sebastião e Estrutural. A ideia é que o mapa se torne um instrumento para a comunidade e que sirva como peça importante para a visibilidade das profundas diferenças que se firmam na capital. Como o Distrito Federal é um território amplo, diverso e com várias cidades, o grupo optou por iniciar o trabalho de levantamento participativo dos indicadores nestas três regiões.

;Queremos que o mapeamento possa ser visto pelo GDF como uma peça importante para o planejamento das políticas públicas e escolhas orçamentárias. Atualmente, é possível notar que essas escolhas não vão de encontro ao combate À desigualdade, ao contrário, elas aprofundam cada vez mais este quadro. O Distrito Federal é um território que concentra algumas das maiores e menores rendas do país;, afirma Cleo Manhas.

O objetivo principal do grupo é que o Mapa das Desigualdades possa servir como um alerta para a situação do DF e de suas regiões menos contempladas por políticas públicas. Vale lembrar que o Nossa Brasília é um Movimento que visa integrar e criar possibilidades de diálogo entre diferentes pessoas, iniciativas, redes, organizações e empresas que buscam construir uma cidade sustentável e justa. A ideia é contribuir para o protagonismo da própria comunidade sobre a cidade em que vive.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação