Cidades

Governo divulga data para pagamento do IPVA e IPTU em 2017

O começo dos pagamentos para automóveis será em fevereiro e o IPTU e a TLP têm vencimentos iguais, de junho a novembro

postado em 22/12/2016 19:36
Os prazos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Limpeza Pública (TLP) em 2017 foram divulgados nesta quinta-feira (22/12), por meio de portaria no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O começo dos pagamentos para automóveis será em 20 de fevereiro, para veículos com placas terminadas em 1 e 2. O IPTU e a TLP têm vencimentos iguais, de junho a novembro, e podem ser pagos em até seis prestações.
Calendário de vencimento do IPTU e do IPVA para 2017
Não houve aumento nos valores fixos dos impostos em relação a 2016. As diferenças são no IPVA, que passa a acompanhar a depreciação dos automóveis, o que fará com que o valor do tributo diminua com a idade dos veículos; e no IPTU e no TLP, que sofrem correção da inflação anual. No caso de 2016, foi de 7,39%.
Em 2017, o IPVA poderá ser quitado em até quatro parcelas, uma a mais que neste ano. Cada prestação, no entanto, não pode ser inferior a R$ 50.

Nos dois tributos, quem opta pelo pagamento à vista ganha 5% de desconto, que pode ser somado ao crédito para os cidadãos cadastrados no sistema Nota Legal. A Secretaria de Fazenda do DF informa que os dois descontos podem ser somados, mas ambos são perdidos caso a pessoa esteja cadastrada na dívida ativa.

Isenção

Também foi publicada no Diário Oficial de hoje (22) a Lei n; 5.785, que prorroga para 2019 a isenção de pagamento de IPVA para veículos comprados no ano do pagamento.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação