Cidades

Novo aterro do DF ainda causa desentendimento entre governo e catadores

Inaugurado nessa terça-feira (17/1), o espaço, em Samambaia, substituirá o Lixão da Estrutural, que deve ser desativado em até 18 meses

Deborah Fortuna
postado em 18/01/2017 06:00

Cerimônia de abertura do aterro: em um primeiro momento, o lugar receberá 900 toneladas de entulhos

O novo aterro sanitário do Distrito Federal, localizado em Samambaia, continua a causar desentendimento entre o governo local e os catadores do Lixão da Estrutural. De um lado, manifestantes contrários à inauguração têm medo de perder o emprego com a desativação do Lixão. Do outro, autoridades acreditam que o encerramento não é apenas um avanço ambiental, mas também social. A construção do espaço começou na antiga gestão e o encerramento das atividades na Estrutural deve ocorrer em até 18 meses.




O catador Alex Santos, 31 anos, não acredita que o modelo proposto pelo governo com o aterro de Samambaia, inaugurado ontem, possa melhorar as condições das famílias que vivem do Lixão. Ele começou a trabalhar no local quando tinha 15 anos e hoje sustenta as três filhas com o dinheiro que consegue dia a dia. ;Tem muita gente sofrendo que nem eu. Vão tirar o nosso sustento, então como vai pode ser melhor?;, indaga.


[VIDEO1]

Para o também catador Rondineli Alves dos Santos, 34, a questão é que muitas pessoas ainda estão desconfiadas com o que vai ocorrer daqui para frente. O dinheiro que ele ganha ajuda a sustentar a casa, onde mora com os três filhos e a mulher, que trabalha como faxineira. ;Agora, é esperar e ver o que vai dar. Está todo mundo desacreditado. Eles falaram que vão dar R$ 300 (para compensar possíveis perdas), mas não pegamos nenhum papel para indicar que vamos receber mesmo. Essa é a fala deles;, afirma.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação