Cidades

Motorista de Uber é detido durante confusão com PM no Aeroporto de Brasília

Rodrigo Teodoro Sampaio, 27 anos, foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia. A confusão começou quando ele filmou um policial enquanto tinha o carro multado

Gabriela Vinhal, Fernando Jordão - Especial para o Correio
postado em 18/01/2017 17:10

[VIDEO1]

Um motorista de Uber foi detido na tarde desta quarta-feira (18/1), durante uma discussão com um policial militar do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), em frente ao Aeroporto Internacional de Brasília ; Presidente Juscelino Kubitschek.


Leia mais notícias em Cidades


Rodrigo Teodoro Sampaio, 27 anos, foi levado para a 1; Delegacia de Polícia, que apura o caso. De acordo com a mulher de Rodrigo, Jéssica Lorrane Soares, 24, o PM teria ficado nervoso após ter sido filmado multando outros funcionários do Uber que estavam estacionados na área de carga e descarga do local. Jéssica diz que o marido foi agredido. Segundo a polícia, Rodrigo já foi liberado e está no Instituto de Medicina Legal (IML) para exames.

Uma ocorrência ; ainda não homologada ; foi registrada na 1; DP. Nela, um 3; Sargento que não teve o nome revelado, acusa Rodrigo de desacato e resistência. Na versão do policial, por volta das 15h10, a corporação fiscalizava os carros estacionados em fila dupla no estacionamento público ao lado do terminal de cargas do aeroporto.

Durante a fiscalização, os motoristas teriam ofendido os policiais, dizendo que eles eram "todos folgados". Nesse momento, os PMs deram voz de prisão ao condutor do Uber. Ele, no entanto, teria reagido, o que demandou dos policiais o uso progressivo da força para colocá-lo na viatura. O homem também teria causado lesões nos militares.

Já a versão de Rodrigo é de que uma viatura da polícia chegou ao local trancando a passagem e impedindo os carros que não estavam nas vagas e que desejavam apenas sair do estacionamento de deixarem o local. Vendo a cena, o motorista pegou seu celular e começou a filmar a ação da polícia.

Na sequência, após os policiais aplicarem algumas multas, os condutores pararam a viatura e um cabo da PM, também não identificado na ocorrência, desceu do veículo com a arma em punho, perguntando quem o havia xingado. Apesar da dúvida do policial, Rodrigo negou, à polícia, que xingou o PM.

Nesse momento, então, teria começado uma discussão verbal, que culminou em agressões físicas por parte dos policiais. Rodrigo reconhece que reagiu à prisão, mas disse que só o fez quando começou a ser enforcado por um dos PMs. Por fim, o condutor diz ainda que o cabo que desceu com a arma em punho "persegue os motoristas de Uber com multas e é o único policial da área que não consegue dialogar."

Em nota, a Polícia Militar informou que "o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) foi chamado ao local após denúncias de estacionamento irregular" e autuou os veículos que "estacionavam atrapalhando a fluidez do trânsito".

Confira a nota na íntegra:

"O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) foi chamado ao local após denúncias de estacionamento irregular. Ao chegar no local e constatar o fato, autuou os veículos que estacionavam atrapalhando a fluidez do trânsito, quando a situação estava se resolvendo foram rechaçados com palavras de baixo calão, como ;sai daqui seus pau no cú;(Sic), ;folgados;. Diante da situação levou um dos motoristas do veículo autuado para Delegacia, para que a autoridade lhe imputasse os crimes cabíveis. Vocês perceberão no vídeo varias partes editadas e cortadas, estas que constavam os xingamentos proferidos aos policiais.

A Polícia Militar informa que não prejudica a atividade profissional legal de qualquer trabalhador, mas ela aproveita para destacar que quem estacionar de forma irregular ou atrapalhar a fluidez do trânsito será autuado, independente de ser taxista, uber ou qualquer outro trabalhador/profissional.

No Aeroporto está acontecendo uma certa privatização do estacionamento do Terminal de Cargas por motoristas do Uber, os usuários e funcionários do Aeroporto estão reclamando muito, pois mesmo tendo vaga, os motoristas Uber não os deixam estacionar. Além de estacionar nas vagas, eles estacionam na maioria das vezes irregularmente, atrapalhando o trânsito ou impedindo a fluidez. A Polícia está fazendo seu trabalho, mesmo que sofrendo ameaças. Uma policial feminina foi ameaçada pelo Facebook por conta das notificações. "

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação