Cidades

Agricultores do Descoberto terão que reduzir plantações para poupar água

A expectativa é reduzir a captação da água e as perdas no uso agrícola e aumentar a produção na Bacia do Descoberto

postado em 23/01/2017 11:28

A expectativa é reduzir a captação da água e as perdas no uso agrícola e aumentar a produção na Bacia do Alto Descoberto

Os produtores rurais também terão que adotar medidas para economizar água durante o período de racionamento. O Governo do Distrito Federal elaborou oito ações a serem implementadas para a categoria. O Executivo local também promete intensificar a fiscalização. A expectativa é reduzir a captação da água e as perdas no uso agrícola e aumentar a produção na Bacia do Alto Descoberto.

Leia mais notícias em Cidades

Para se adequar às novas medidas, alguns produtores terão que reduzir a área plantada. Manejo de irrigação, conversão de sistema de irrigação convencional para sistemas poupadores de água e adequação de estradas rurais, construção de bacias de retenção e implantações de terraços são algumas adaptações que os agricultores terão que realizar.

Segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, o gasto durante o processo de transição de sistemas não ficará apenas por conta do agricultor. ;Haverá uma pequena contribuição por parte do produtor rural. O GDF entrará com mão de obra e ainda disponibilizará um fundo de crédito com juros reduzido;, garante.

A bacia do Alto Rio Descoberto é responsável por 2,7 mil estabelecimentos rurais e 2,5 mil hectares de hortaliças e frutas por ano, cerca de 40% da produção do Distrito Federal. Ela representa cerca de 7,4 mil postos de trabalho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação