Cidades

Ação da Agefis retira placas e outdoors em comércio do Sudoeste

Operação de retirada das sinalizações começou pela Quadra 102. Segundo órgão, as placas estão em locais irregulares

Deborah Fortuna
postado em 23/01/2017 20:49
[VIDEO1]
A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) iniciou, nesta segunda-feira (23/1), uma operação para a retirada de placas e outdoors publicitários das calçadas do Sudoeste. De acordo com o órgão, as placas eram irregulares e os empresários não tinham autorização necessária para ocupar área pública. Além disso, podem atrapalhar o caminho dos pedestres, já que abrangem parte das calçadas.
A ação começou na Quadra 102. Os fiscais desligaram, com a ajuda de cordas e guindastes, os outdoors que estavam ocupando a calçada sem autorização. A chuva que caiu no fim da manhã não chegou a comprometer a operação. Essa atividade já ocorreu outras vezes, em áreas como o Lago Sul.
Valvenagues Martins Borges, 62 anos, é proprietário de uma loja na região. Desde 2002, ele paga uma quantia em dinheiro para o GDF por ocupar área pública com o outdoor publicitário da loja, mas, segundo ele, isso não foi o suficiente para impedir a retirada do painel. "É uma confusão generalizada. Cada governo que muda, muda a regra, então não tem uma coisa duradoura. A administração diz que é para pagar, a Agefis diz que apenas pagar não adianta", reclama.
A fiscalização notificou o proprietário na última sexta-feira (20) sobre as retiradas dos painéis. Por isso, hoje, Valvenagues procurou a subsecretaria responsável pelo termo de autorização, mas a licença só deve sair em três anos. Para conseguir preservar a placa e não ter mais problemas com a agência, o proprietário decidiu fazer a retirada por conta própria e até amanhã já deve contratar o serviço.
A Agência de Fiscalização informou que há mais de 5 mil placas publicitárias e outdoors espalhados pela cidade em área pública e privada e que 1.237 já foram notificados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação