Cidades

Após décadas de sigilo, Arquivo Público abre acervo sobre a ditadura

São quase 100 caixas de documentos com informações de 1963 a 1990, guardadas há mais de 50 anos

Renato Alves, Adriana Bernardes
postado em 04/02/2017 07:20
[VIDEO1]

Plano de atentado do Hezbollah em Brasília. Desconfiança do envolvimento de padres e bispos católicos com grupos armados. Investigações que levaram a dezenas de prisões de militantes de esquerda e de gente inocente em todo o Distrito Federal. Vidas de servidores públicos, políticos e empresários devassadas. Segredos de parte importante da história da capital e do país começam a ser desvendados. Muitos com enredos trágicos, que envolvem crimes comuns, como o consumo de drogas, a crimes praticados por agentes da ditadura.

Após meio século de sigilo, o Arquivo Público do DF (ArPDF) permitiu consultas ao acervo da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). São quase 100 caixas de documentos com informações de 1963 a 1990, guardadas há mais de 50 anos. Muitos contêm o carimbo ;Confidencial; e os timbres de diversos órgãos de repressão, incluindo o temido DOI-CODI. São registros das operações realizadas por agentes do regime comandado por generais, até então mantidos sob sigilo.

Os documentos estavam no Arquivo Público do Distrito Federal desde 1995, mas o acesso era restrito a funcionários: papelada timbrada e resguardada pelo carimbo

[SAIBAMAIS]Entre elas, uma ampla apuração, feita em 1984, sobre movimentos como o que a ex-vice governadora do DF e fundadora do PT na capital, Arlete Sampaio, integrava quando era estudante. Dossiê do Serviço Nacional de Informações (SNI) traz a ficha daqueles apontados como líderes e descrição das organizações. ;Nunca fui atrás desses arquivos, mas tenho a curosidade de saber o que escreveram sobre mim;, afirmou ontem.

Coordenadora de Arquivo Permanente do ArPDF, Marli Guedes classifica os documentos como fundamentais. ;Os dossiês possibilitam tomar conhecimento da dor das famílias, dos desaparecidos políticos e de como o Estado perseguia a população;, defende. O GDF publicou edital, no fim do ano passado, reconhecendo os documentos da Secretaria de SSP-DF como ;necessários à recuperação de fatos históricos de maior relevância;. O Executivo deu 60 dias para manifestações e, como não houve questionamentos, o acervo está disponível para consultas. Equipe do Correio examinou mais de 2 mil páginas, cruzou informações e entrevistou alguns dos personagens mencionados na documentação. O material embasa a série de reportagens Brasília Confidencial, iniciada hoje.


96

Quantidade de caixas com documentos reservados da Secretaria de Segurança Pública abertos a pesquisa


Órgão temido
O DOI-CODI é a sigla para Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna, criado pelos militares para prender e torturar qualquer um contrário ao regime. Os integrantes desse órgão de repressão eram treinados na Escola Superior de Guerra (ESG) e defendiam os ideais disseminados pelos ditadores.


;Éramos adolescentes. Conversávamos por carta e tínhamos a ideia de combate ao regime militar. Para eles, isso era o Grupo Caratinga. Mas a ditadura havia desmantelado as células de guerrilha do campo e da cidade. As pessoas estavam recolhidas em universidade, estudando. Não representávamos nenhum risco;

Romário Schettino

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação