Cidades

Mutirão reforça vacinação contra febre amarela em áreas rurais

Em quatro dias, 624 pessoas foram atendidas só na região do Paranoá. Cartões de vacinação também são atualizados. Na primeira ação, 59% da população estava sem proteção

Otávio Augusto
postado em 05/02/2017 08:00
A dona de casa Sônia Ribeiro teme que se repita por aqui o que tem ocorrido em Minas Gerais: prevenção

As vacinas chegam em uma caixa térmica de isopor. A pilha de cartões de vacinação na mesa de atendimento do Posto de Saúde Rural de Jardim Dois, no Paranoá, distante 90km do Plano Piloto, revela a corrida pela imunização. A população teme a disseminação de uma doença grave: a febre amarela. Para se ter dimensão da procura, em quatro dias, 624 pessoas receberam doses do insumo e 1.064 cartões passam por atualização ; 59% da população que procurou as salas de imunização precisavam, de fato, ser vacinadas. Os habitantes de áreas próximas à mata ou de zona rural fazem parte do grupo mais exposto ao vírus. A ação de combate da Secretaria de Saúde, iniciada pelo Paranoá, deve se estender por oito comunidades e atingir 30 mil pessoas. Esta semana, o mutirão chega à área rural de São Sebastião.

A dose é disputada. De 179 pacientes, 146 se vacinaram contra a febre amarela em Jardim Dois. No povoado de Café sem Troco, 130 pessoas receberam a proteção. Lá, a tensão aumentou após a morte de um homem de 40 anos vindo de Januária, no começo do mês. Parentes dele alugaram um ônibus e participaram do velório no município mineiro afetado pelo surto da doença. Agentes de saúde comprovaram que nem todos os integrantes da família estavam imunizados.

A zona rural do Paranoá é a segunda maior do DF ; perde apenas para a de Planaltina. Na quarta-feira, moradores de chácaras e sítios, lavradores das fazendas e uma infinidade de gente se aglomeraram em frente ao Posto de Saúde Rural de Jardim Dois. A estrutura, um prédio de 1982, não comportou a demanda e muita gente esperou em filas do lado de fora. Normalmente, de oito a 15 pessoas procuram o endereço para se imunizar. Durante o mutirão, passaram mais de 320.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação