Cidades

Cartão que integra ônibus, metrô e bicicletas começa a valer em 180 dias

Além disso, serviços inteligentes impedirão fraudes e darão informações em tempo real do trajeto dos veículos. Os serviços serão instalados no prazo de 90 a 180 dias

Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 16/02/2017 16:09
Todos os ônibus terão sistema de GPS, que mostrará aos brasilienses, por meio de um aplicativo para celular, onde os ônibus estão
O Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), assinou decreto nesta quinta-feira (16/2) que regulamenta o Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) e o Sistema Inteligente de Transporte (STI). As novidades incluem o lançamento de um novo cartão que integra todos os meios de transporte público do DF, como metrô, ônibus, BRT e bicicletas compartilhadas.
Os serviços serão instalados no prazo de 90 e 180 dias. Mais facilidades serão implantadas para a recarga de cartões, como novos pontos em todas as estações de Metrô, além de serviços no formato ATM, onde o cidadão poderá fazer a recarga direto em um caixa eletrônico ou até mesmo por um aplicativo no celular.
Com o STI, todos os ônibus do Distrito Federal terão um sistema de GPS, que mostrará aos brasilienses, por meio de um aplicativo para celular, onde os ônibus estão, permitindo saber quando o veículo passará na parada.
Novo cartão que integra todos os meios de transporte público do DF: metrô, ônibus, BRT e bicicletas compartilhadas

Passe livre

Também será instalado um sistema com biometria facial no validador de ônibus e metrôs, para impedir irregularidades em sistemas gratuitos, como o Passe Livre Estudantil. "Serão tiradas fotos dos usuários no momento da passagem na catraca e, depois disso, elas serão levadas ao banco de dados do órgão gestor, onde ocorre uma comparação facial. Caso seja detectada diferença entre o usuário e dono do cartão, o benefício é bloqueado", explica o secretário de mobilidade, Fábio Damasceno. A instalação de biometria será feita pelas empresas de ônibus e de metrô.
O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, anunciou as medidas nesta quinta (16)

Regras da integração

Hoje, a integração das tarifas vale para viagens entre os ônibus, BRT e o Metrô e proporciona desconto para quem usar mais de um meio de transporte no mesmo percurso. A partir da implementação do novo sistema, além de incluir a possibilidade de viagens de bicicleta, apenas um cartão será usado para todo o sistema de transporte público do DF. Haverá ainda mais formas (em caixa eletrônico específico ou pelo celular) e novos pontos de recarga.

*Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação