Cidades

Prata da Casa: Menino de Ceilândia busca fortalecer a cultura nordestina

Desde 2006, o grupo ensina a dança popular brasileira na cidade, com apresentações na época carnavalesca. Associação oferece, desde 1995, diversas atividades culturais

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 17/02/2017 13:26
A maior parte dos participantes do Menino de Ceilândia são crianças e adolescentes
Há 21 anos nascia, em Ceilândia Sul, um bloco empenhado em manter a raiz nordestina na cidade. Idealizado por Aylton Velez, filho de paraibanos e morador do local, o Menino de Ceilândia surgiu para enriquecer a cultura da cidade, oferecendo oficinas de frevo, artes plásticas e cordel, tanto para a qualificação profissional dos participantes quanto para a geração de renda. Desde então, a associação tem sido uma das mais atuantes no local.
[SAIBAMAIS];Na época havia saído uma reportagem mostrando que Ceilândia era a cidade onde tinha o maior número de pais que eram crianças. Com isso, também queríamos homenagear esses jovens. O nosso primeiro boneco foi o ;Menino de Ceilândia; e daí saiu o nome;, conta o criador da iniciativa. As festas em épocas carnavalescas resultaram na criação da Associação Cultural Menino de Ceilândia.

Foi em 2006, que surgiu o grupo de frevo, que chegou a integrar até 80 pessoas. ;O grupo é aberto, então, quem quiser participar e aprender, só precisa vir. Não cobramos nada, até porque, a maioria que nos procura não tem condições;, convida Velez. Ao longo dos anos, desenvolveram oficinas em Ceilândia Norte, em um espaço cedido. Já foram ministradas aulas de serigrafia, confecção de bonecos, costura, música e frevo.
[VIDEO1]

Multiplicadores

Sem uma renda mensal para custear aulas com professores de dança formados, a associçaõ conta com o apoio o multiplicadores, ex-alunos que aprenderam as artes presentes no projeto e agora passam suas experiências para os mais novos no grupo. Um deles é Alan Marino, de 22 anos, que participa do grupo desde 2010.

A maior parte dos participantes do Grupo de Frevo do Bloco da Associação Cultural Menino de Ceilândia são crianças e adolescentes. Para Aylton, essa fase é ideal para o aprendizado e interesse dos aprendizes. ;Quanto mais novo a criança chega, mais tempo ela passa conosco aprendendo. Geralmente, quando são mais velhos, entrando na adolescência, a tendência é ficarem menos tempo, por conta de outras obrigações;, delimita.

Embora o trabalho seja árduo e feito sem lucro financeiro, os envolvidos encontram no dia a dia, a cada apresentação, o incentivo necessário para prosseguir com as atividades. ;O que nos motiva a continuar é ver as crianças se empenhando e participando com alegria. Só atingindo esses meninos e meninas que conseguimos chegar na família, mostrando essa cultura. É uma forma de renovação;, afirma o multiplicador Alan.

Serviço

Associação Menino de Ceilândia
QNM 03, conjunto M, casa 08 - Ceilândia Sul (próximo a administração)
Telefones: 9 8157-8180 ou 9 8100-5736
* Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação