Cidades

Rollemberg pede apoio do brasiliense para enfrentar a crise hídrica

Apesar da implementação recente de regras mais severas, o GDF teria começado a adotar medidas de segurança ainda no primeiro semestre de 2015

postado em 23/02/2017 22:00
[VIDEO1]
O Governo do Distrito Federal fez um pronunciamento oficial sobre a crise hídrica enfrentada pelos brasilienses nos últimos meses. No discurso, Rodrigo Rollemberg explica que a crise o DF enfrenta é grave e pede o apoio da população. Apesar da implementação recente de regras mais severas, o GDF teria começado a adotar medidas de segurança ainda no primeiro semestre de 2015. À época, a prioridade era recuperar a capacidade de abastecimento do Reservatório do Descoberto e preparar outras fontes de captação de água, de acordo com o governador.
;A crise da água em Brasília é gravíssima. Os níveis dos reservatórios do Descoberto e de Santa Maria estão muitos baixos para enfrentar a estiagem, que começa em maio. Não podemos correr o risco de ficar sem água. Vamos trabalhar juntos para evitar isso. As medidas de racionamento e de fiscalização são necessárias para garantir água no período da seca.Tudo que fizermos agora será melhor no final. Se economizarmos, não faltará água no período da seca. O governo está fazendo a sua parte. Agradecemos a sua colaboração, mas podemos e devemos fazer mais. Vamos juntos vencer essa crise. Obrigado", disse, em vídeo.

Dentre as medidas tomadas em 2015 está a construção da primeira estação elevatória no DF do Sistema Produtor de Água Corumbá 4, que transportaria água de Valparaíso de Goiás para Santa Maria.

Os rodízios de abastecimento foram outras medidas tomadas. Em janeiro, as regiões como Águas Claras, Candangolândia, Ceilândia e Gama que são abastecidas pelo Descoberto começaram a sofrer os impactos da crise. As cidades abastecidas pelo Reservatório de Santa Maria que já convivem com a redução da pressão de água devem fazer parte do mesmo esquema.

Novas obras

Algumas das obras de novos sistemas de captação de água começaram em novembro de 2016. O Subsistema do Bananal é uma delas e deve levar água à 170 mil moradores do Cruzeiro, Lago Norte e Plano Piloto a partir deste ano. Outro projeto é a retirada de água emergencial do Lago Paranoá por meio de uma balsa instalada no espelho d;água.

Em parceria com o governo de Goiás, o Sistema Produtor Corumbá 4 deve abastecer cerca de 1,3 milhão de pessoas de duas unidades federativas. O sistema, no entanto foi interrompido por recomendação do Ministério Público Federal, que investiga irregularidades em contratos e licitações da estatal goiana.

A ampliação do projeto prevê o plantio de mais de 100 mil mudas por parte da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb). Todas foram plantadas ao redor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Descoberto. A Barragem do Descoberto é responsável por 65% da produção total de água do DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação