Cidades

Terceirizados da saúde entram em greve após atraso de salários

Paralisação afetará os serviços nos hospitais regionais da Asa Norte, Santa Maria, Planaltina, Sobradinho, Gama e em outras unidades de saúde no DF

Fernando Jordão - Especial para o Correio
postado em 09/03/2017 19:40
Cerca de 3 mil trabalhadores da limpeza dos hospitais não recebem, segundo o sindicato
Funcionários terceirizados que trabalham na limpeza de hospitais e postos de saúde da rede pública decidiram, nesta quinta-feira (9/3), entrar em greve por tempo indeterminado. De acordo com o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Trabalho Temporário, Prestação de Serviços e Serviços Terceirizáveis no Distrito Federal (Sindiserviços-DF), os cerca de três mil trabalhadores que compõem a categoria não receberam o salário referente ao mês de fevereiro.
A paralisação afetará, de acordo com o sindicato, os serviços no Hospital de Base do DF (HBDF), do Instituto de Saúde Mental (FHDF) e do Hospital de Apoio de Brasília (HAB), além dos hospitais regionais da Asa Norte, Santa Maria, Planaltina, Sobradinho, Gama e de diversos postos de saúde espalhados pelo DF. Neste ano, é a segunda vez que a categoria entra em greve. Em 9 de janeiro, terceirizados da limpeza de hospitais e escolas públicas cruzaram os braços após atraso no salário de dezembro e do tíquete-alimentação.

[SAIBAMAIS]O Sindiserviços afirmou, em nota, que os trabalhadores "estão indignados com essa perversa rotina no atraso dos seus salários e benefícios e que tem ocorrido nos últimos dois anos". De acordo com o sindicato, as empresas contratadas pela Secretaria de Saúde do DF para a prestação de serviços alegam que estão sem contrato e sem receber as parcelas das verbas indenizatórias há três meses.

Os representantes da classe rebatem dizendo que "as questões de relacionamentos contratuais entre o GDF e as empresas que contrata não podem, de forma alguma, atingir e prejudicar os trabalhadores". Ainda segundo o Sindiserviços, a greve só será encerrada após o pagamento do salário em atraso.
A Secretaria de Saúde informou, em nota, que parte do pagamento às três empresas responsáveis pela limpeza das unidades, no valor de R$ 3.617.761,00, foi feito na última quarta-feira (8/3). "A pasta aguarda a liberação de recursos para quitar o restante (R$ 9 milhões) na próxima semana", conclui a nota.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação