Cidades

GDF apresenta plano de enfrentamento à crise hídrica nesta sexta-feira

O plano prevê ações para os próximos 180 dias. Governo fará campanhas de conscientização em escolas e terá fiscalização mais rigorosa

postado em 10/03/2017 12:36
Reservatório do Descoberto: governo teme chegar à estiagem sem água suficiente
O Governo do Distrito Federal apresentou um Plano Integrado de Enfrentamento à Crise na manhã desta sexta-feira (10/3). O documento estabelece metas e ações governamentais para toda a administração pública. Como solução a curto prazo, governo pretende investir em campanhas educativas, fiscalização ; especialmente nas áreas rurais ; e negociações de retirada de água do Lago Paranoá. O objetivo é preservar os reservatórios para que sustentem o abastecimento durante o período de estiagem, que vai até novembro.
As principais diretrizes do enfrentamento são: fiscalização, infraestrutura, educação, comunicação e regulação. Ações emergenciais devem ser executadas no prazo de 180 dias. Entre os pontos propostos, estão ações educacionais em escolas públicas, ensinando alunos sobre a importância da economia com a elaboração de cartilhas e palestras. Uma atenção especial será voltada para as escolas das regiões abastecidas pela Barragem do Descoberto e Parque Águas Claras. Além disso, o diretor que comprovar a redução da água e energia poderá usar o valor economizado para melhorias em infraestrutura. Quando houver aumento no consumo o valor sobressalente será descontado no repasse às escolas, realizado pela Secretaria de Educação.

[SAIBAMAIS]Na parte de fiscalização, a Agefis será responsável pela identificação de aéreas invadidas irregularmente, principalmente próximo à Bacia do Descoberto, evitando a urbanização de áreas rurais. Além disso, todos os postos de combustível e lava a jatos do DF serão fiscalizados quanto ao desperdício de água. Um Grupo Integrado de Fiscalização Especial será responsável pela fiscalização de outorgas do uso de poços e a captação de água no Descoberto, áreas de preservação permanente, parcelamento de solo e licenças ambientais são alguns itens das ações integradas de fiscalização.

Infraestrutura e regulação

Segundo o GDF, a principal ação de infraestrutura é a interligação dos sistemas Torto/Santa Maria ao Descoberto, para melhorar o abastecimento de água potável do Guará e Taguatinga. Outra ação é a implantação do Subsistema Lago Norte que prevê aquisição de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) flutuante por meio de edital de licitação com previsão de publicação ainda em março.
As retiradas de água do Reservatório do Descoberto e do de Santa Maria serão submetidas, mensalmente, a critérios estabelecidos pela Adasa. A preocupação dop governo é de que a cidade não tenha água na estiagem e que, quanto menor for o armazenamento nos reservatórios, maior será a probabilidade de racionamento no fornecimento de água potável.

Peças publicitárias intensificarão campanhas contra o desperdício de água e sobre o consciente, preparando a população para o momento mais comprometedor do abastecimento: a estiagem.

Histórico

Com o trabalho de 17 órgãos, o plano prevê ações para até 180 dias e começou a valer em 24 de janeiro. Brasília sofre com a pior crise hídrica já registrada. Em 2016, o Reservatório do Descoberto, que abastece a maior parte das regiões administrativas, chegou a armazenar apenas 22,42% de sua capacidade. Essa é a menor marca para o período de chuvas desde 2003, quando foi registrado 55,1%.
Nos últimos dois anos, a cidade passa por uma constante diminuição dos níveis pluviométricos e a situação é agravada devido à ocupação desordenada do solo e a assoreamentos de mananciais e nascentes, tanto na área urbana quanto na rural.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação