Cidades

Moradores do Pôr do Sol, em Ceilândia, ficam sem água por quase três dias

Devido ao rodízio, o abastecimento foi interrompido no sábado (11/3). Nesta segunda, no entanto, as torneiras continuavam completamente secas

Gabriela Vinhal
postado em 13/03/2017 12:01
A região é abastecida pelo Reservatório do Descoberto
Moradores do Pôr do Sol, em Ceilândia, reclamaram que o corte de água na região durou mais que dois dias. O último corte no abastecimento ocorreu no sábado (11/3) de manhã, mas nesta segunda-feira as torneiras continuavam secas, informou a população. O abastecimento foi normalizado por volta das 16h.
Segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a área estava na fase de estabilização, que terminaria na terça-feira (14/3). Contudo, os moradores se queixaram que nem mesmo um filete de água estava saindo das torneiras há mais de dois dias, o que não havia acontecido nas semanas anteriores.

A moradora Dina Cardoso, 50 anos, precisou pegar um balde de água na lanchonete onde trabalha, no P Sul, para que ela, o marido e as duas filhas pudessem ao menos tomar um banho. "Não tem condição de viver aqui sem água. É um descaso do governo com a gente. Não temos água para beber, para cozinhar nem para manter o mínimo de higiene", desabafou.

Já Priscila Rodrigues, 32, está indo à casa da avó para usar a água. Ela conta que esta foi a primeira vez que houve problema na volta do abastecimento na região. "Um dia sem água já é ruim, imagina três. Para piorar a situação, a empresa responsável não dá uma estimativa de retorno do sistema. Isso causa revolta entre nós, moradores."

Em nota, a Caesb informou que consta no sistema da empresa que o abastecimento já voltou ao Pôr do Sol. Contudo, devido ao período de estabilização, a situação só deve se normalizar na terça-feira. "Conforme o planejamento divulgado, precisamos de dois dias para estabilização do sistema. O abastecimento de água só estará normalizado terça-feira (14/3)", informa a nota.

Confira as regiões afetadas pelo rodízio nesta semana:

Segunda-feira (13/3)

Lago Sul (QL 12 a 28, QI 16 a 29, conjuntos 01, 02 e 03 da QI 13), Pontão do Lago Sul, SMDB, Setor Habitacional Dom Bosco/Villages Alvorada, Condomínio Privê Morada Sul, Paranoá, Itapoã, SMLN (Lts 01 a 13 do Tr 13), Taquari, Condomínio RK, Império dos Nobres e Gama.

Terça-feira (14/3)

Asa Sul e Lago Sul (QL 02 a 10, QI 01 a 15, exceto Cjs 01, 02 e 03 da QI 13), Jardins Mangueiral, Ceilândia Leste e QNM, QNJ e as quadras da QNL 01, 03, 05, 07, 09, 11, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 26, 28 e 30 e CNL 01, Águas Claras, SMPW (Qds 01 a 05), Núcleo Bandeirante, C.A. IAPI, CABS (ch. 01 e 02), Candangolândia, Setor de Postos e Motéis e Metropolitana, Samambaia e Setor de Mansões de Taguatinga, Park Way (Qds 06 a 29), Vila Cauhy e Vargem Bonita.

Quarta-feira (15/3)

Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro Novo, Setor de Indústrias Gráficas, Praça Municipal, Setor de Garagens Oficiais, Setor de Administração Municipal, Setor de Divulgação Cultural, Esplanada da Torre, Setor de Recreação Pública Norte, Condomínios do Jardim Botânico (Jardim Botânico III e IV, Quintas do Sol, Quintas Bela Vista, Quintas Interlagos, Morada de Deus, Quatro Estações, Máxximo Gardem, Belvedere Green, Chácaras Itaipú ; exceto 80 a 84 ;, Quintas Itaipú, Jardim da Serra, Solar da Serra), Guará I e II, Polo de Modas, Colônia Agrícola Bernardo Sayão, setor Lúcio Costa, Super Quadra Brasília, Colônia Agrícola Águas Claras, Taguatinga Sul, Arniqueiras, Areal e Riacho Fundo I.

Quinta-feira (16/3)

Taguatinga Norte (incluindo QNL/EQNL 01 a 08, 10 e 12), SIA, SCIA, STRC, SIN, SOF Sul, SGCV, SMAS, SPO, Cruzeiro Velho, Park Sul, Cidade Estrutural, SMU e Condomínios do Jardim Botânico (Verde, Chácaras Itaipú 80 a 84, Ouro Vermelho I e II).

Sexta-feira (17/3)

Ceilândia Oeste, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Lago Norte (SHIN e SMILIN, exceto Tr 13 lts 01 a 13), Varjão, Granja do Torto, SAAN, SOF Norte, Regimento de Cavalaria e Guarda-RCG e Condomínios do Jardim Botânico (San Diego, Jardim Botânico I e V, Solar de Brasília, Mansões Califórnia, Jardins do Lago, Lago Sul ; exceto QL 10 a 28, QI 17 a 29 e os conjuntos 01, 02 e 03 da QI 13 ;, Estância, Jardim Botânico, Mirante das Paineiras, Parque e Jardim das Paineiras, Portal do Lago Sul, Ville de Montagne).

Sábado (18/3)

Asa Norte, Noroeste, Vicente Pires, Colônia Agrícola Samambaia, Vila São José, Jóquei, Santa Maria, DVO, Sítio do Gama, Polo JK e Residencial Santa Maria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação