Cidades

Piquenique reúne quitutes de refugiados e cria campanha de financiamento

Evento faz parte do Dia das Boas Ações, data internacional para o incentivo ao trabalho voluntário

Ana Carolina Fonseca*
postado em 22/03/2017 14:50
Comidas árabes da Dona Jana, uma das produtoras que vai vender quitutes no evento
Como parte da campanha "Mais pontes, menos muros", voluntários de Brasília organizam um piquenique, o "Sabores do Mundo", com doces e salgados feitos por imigrantes da Colômbia, Síria, Paquistão e Congo. "É um evento muito importante porque há uma troca de cultura, ideias, forma de viver em outros países", conta a colombiana Mathielde, uma das produtoras participantes, que vai vender empanadas.

Para financiar a estrutura e comprar os ingredientes, o coletivo Bambuo, responsável pela organização do evento, criou uma campanha online de financiamento. Na prática, é como uma pré-venda e o colaborador garante um dos quitutes vendidos no evento. No cardápio, estão o waufrier (waffle congolês), brigadeiro de chai, empanadas colombianas, quibe, esfirra, doces árabes, aloo ka paratha (sanduíches paquistaneses) e sanduíches sírios. O evento precisa arrecadar R$ 1 mil até a próxima sexta (25/3) e já alcançou quase metade das contribuições.

"Sempre trabalhamos com a celebração da pluralidade, porque diferenças não são barreiras, são ferramentas de troca", explica Marina Miranda, uma das organizadoras do piquenique. Para a voluntária, a gastronomia, assim como outras ferramentas da economia criativa, não tem preconceitos: "Usamos como um modo de troca e aproximação de culturas e pessoas. Todo mundo gosta de comida gostosa", afirma.

O evento faz parte do Dia das Boas Ações, data internacional que, no Brasil, é organizada pela Atados, que une ONGs a voluntários. O objetivo é incentivar o trabalho voluntário.

Serviço
Sabores do Mundo
Data: 2/4
Horário: 13h às 22h
Local: Parque Ana Lídia
Campanha de arrecadação: http://juntos.com.vc/pt/sabores-do-mundo
* Estagiária sob a supervisão de Ana Letícia Leão.

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