Cidades

"Fomos literalmente arremessados para o alto", diz ciclista atropelado

André Pontes, um dos ciclistas atingidos por carro no Noroeste no sábado (25) de manhã, conta ao Correio o que se lembra do acidente. O outro ferido no acidente continua internado

Carolina Gama - Especial para o Correio
postado em 26/03/2017 15:29
Ciclistas recebendo atendimento do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal após atropelamento.
<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->Um dos ciclistas atropelados na via principal do Noroeste na manhã do último sábado (25/3), André Pontes, 39 anos, contou ao Correio que ele e um companheiro de pedaladas foram arremessados para o alto depois de serem atingidos pelo carro envolvido no atropelamento.

"Eu realmente me lembro de pouca coisa. Estou muito atordoado ainda. Mas me lembro de que eu e Zé Mario fomos literalmente arremessados para o alto", comentou o educador físico, referindo-se ao outro ferido no incidente, José Mário Quintão, 56 anos.

Quintão foi o que mais se machucou. Ele sofreu traumatismo crânio encefálico e precisou ser transportado de helicóptero pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital de Base de Brasília (HBB), onde permanece internado.
<--[if gte mso 10]> <[endif]-->

<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->

André Pontes também foi levado ao hospital, onde foram constatadas escoriações pelo corpo e fratura em uma das vértebras, sem, felizmente, atingir a medula espinhal, o que poderia deixá-lo com os movimentos prejudicados. O educador recebeu alta no próprio sábado, mas precisou voltar ao hospital no domingo para que os médicos acompanhassem sua recuperação.

Os dois ciclistas pedalavam com um grupo que continha outras seis pessoas. Quintão lamenta a imprudência dos motoristas na cidade. "Fomos treinar no Noroeste porque achamos que lá era mais tranquilo. Mas, a velocidade da via aqui em Brasília não perdoa", afirmou.

De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado na 2; Delegacia de Polícia (Asa Norte), o condutor, que não foi identificado, declarou que José Mário não teria sinalizado e realizado uma manobra para o interior da via onde o motorista trafegava, fazendo com que o veículo atingiu o pneu da frente da bicicleta.

Ainda segundo o narrado no boletim, ao tentar desviar do primeiro ciclista, o motorista virou o carro para esquerda, o que ocasionou o segundo acidente. O condutor permaneceu no local e prestou as primeiras assistências, ligando para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e para o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran).

Mortes de ciclistas em 2017


Apenas nos três primeiros meses do ano, pelo menos duas mortes de ciclistas foram registradas no Distrito Federal. Por volta das 14h40 de 7 de janeiro, a colisão entre uma carreta e uma bicicleta resultou na morte de um homem não identificado.

Em 22 de fevereiro, um homem de 45 anos morreu após ser atropelado na QR 203/204, na Avenida Alagados em Santa Maria. O acidente ocorreu no início da tarde. Não há informações sobre o nome da vítima, pois, segundo o Corpo de Bombeiros, ele estava sem documentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação