Cidades

Contadora de histórias trabalha desde cedo o respeito à diversidade

Ela tem o dom de conseguir a atenção das crianças enquanto lê um livro. E usa isso para passar uma mensagem

Jéssica Eufrásio*
postado em 27/03/2017 06:15 / atualizado em 17/09/2020 11:14

[VIDEO1]

;Zip, zap, zup;; Não mais do que essas três palavras são necessárias para que a contadora de histórias e futura pedagoga Verônica da Silva consiga a atenção dos alunos. As crianças, sentadas em carteiras dispostas de modo enfileirado por toda a sala, mudam para um estado de silêncio quase que absoluto. Os olhares, ansiosos e imaginativos, voltam-se para um mesmo ponto: a frente da classe. O motivo? A história que está prestes a começar.

No mês em que se celebra o Dia do Contador de Histórias, este poderia ser apenas mais um texto sobre uma educadora que atua como contadora em uma escola particular do Distrito Federal ; o que não deixa de ser o caso de Verônica. No entanto, o diferencial dela é um dos métodos que adota: por meio de histórias infantis com personagens negros, ela trabalha com as crianças, desde cedo, temáticas raciais e o respeito à diversidade.

Ela tem o dom de conseguir a atenção das crianças enquanto lê um livro. E usa isso para passar uma mensagem

Atentas às palavras que virão a seguir, as crianças mantêm olhos e ouvidos abertos. O texto narrado por Verônica ganha vida ali mesmo. À medida que a imaginação flui, a entonação ritmada, as onomatopeias e a voz em alto e bom som adotadas por ela parecem desenhar cada uma das cenas descritas.

[SAIBAMAIS]O livro da vez é Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. ;Por isso, eu vim com os cabelos soltos hoje;, explica aos pequenos. Por cima da roupa, o avental que veste tem nuvens, árvores e flores coloridas costuradas sobre o tecido. Antes de começar a narração, Verônica gruda à peça alguns dos personagens do livro: uma boneca negra, um coelhinho branco e uma coelhinha preta, cada um para representar os personagens do conto.

Leia mais notícias em Cidades

Professora em uma escola formada majoritariamente por crianças brancas, as histórias não são escolhidas por acaso. Segundo ela, o projeto surgiu para incentivar as crianças a lidar com as diferenças e prepará-las para o mundo. É por meio de obras infantis com personagens negros que a pedagoga tenta desenvolver, desde cedo, nos pequenos, uma visão de mundo mais pluralista e respeitosa.

Diante de um contexto literário no qual o modelo eurocêntrico predomina, Verônica também relata a dificuldade que enfrenta para encontrar as obras. ;Estou sempre com catálogos e é muito difícil achar livros infantis com personagens negros;, lamenta. A pedagoga, que costumava contar essas histórias aos alunos apenas em datas especiais, explica que o assunto não pode ficar restrito apenas a ocasiões específicas do ano. ;Não posso me lembrar disso só no Dia da Consciência Negra ou no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, porque o racismo eu enfrento todo dia;, conta a educadora.

Apesar de a ideia ter dado certo, Verônica relatou situações em que precisou ter jogo de cintura. Em uma delas, uma aluna demonstrava ter medo de pessoas negras. ;Ela se afastava, tremia e ficava em um canto apavorada;, conta. Em outra ocasião, a fala de uma criança de 4 anos chamou a atenção: ;Acho a sua cor um pouco feia, por isso eu prefiro os brancos;.

As histórias e a convivência acabaram por ter um efeito positivo em ambos os casos e resultaram na reversão do quadro. ;A criança não nasce preconceituosa, eu tenho certeza disso. Como ela vai saber essas coisas? É porque alguém disse;, explica. Verônica conta que, diante do problema, é importante saber enfrentar a situação com parcimônia, pois são crianças. ;Elas levam os valores do que aprenderam aqui para a vida. E eu sei lidar bem com isso. Não me abala. O meu papel é ensinar;, diz.

Ela tem o dom de conseguir a atenção das crianças enquanto lê um livro. E usa isso para passar uma mensagem

Os fantoches e as bonecas negras usadas também promovem a identificação por parte dos pequenos. Verônica relembra a reação de uma aluna negra ao ter aula com a pedagoga pela primeira vez: ;Ela me olhou, ficou encantada e disse toda feliz: ;Ela é da minha cor!’;

Outros temas

A diretora pedagógica do colégio, Silvania Emília Teixeira, conta que o respeito às diferenças e o trabalho com valores são temáticas recorrentes nos projetos cobrados das crianças. Segundo ela, a ideia é promover, desde cedo, a consciência de que as diferenças não importam. E as crianças manifestam um pouco do que aprenderam ao longo dos poucos anos escolares já cursados. Após ouvir a história narrada por Verônica, a aluna Bruna Vieira, 5 anos, fez questão de deixar os sentimentos bem claros: ;Eu amo todo mundo, de todos os países, de todas as cores e de todos os tamanhos!” E, após serem questionados sobre o motivo de terem gostado da personagem principal do livro Menina bonita do laço de fita, todos gritavam os seus motivos ao mesmo tempo: ;porque ela é bonita;; ;porque ela é negra;; ;porque ela usa lacinho;; ;porque tem o cabelo enroladinho;.

Ainda que no mundo adulto a discussão seja bem mais profunda, é desde cedo que se trabalha o respeito ao próximo. O aluno Davi Helou, 5, foi um dos pequenos que confirmou isso. Durante o debate do fim da aula, ele salientou que há coisas mais relevantes com que se preocupar. ;A cor da pele não importa, o que importa é o coração;, arrematou.

* Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte

Agradecimento: colégio Ceav Jr.


Para se inspirar

  • O cabelo de Lelê, de Valéria Belém
  • Rosa Morena, de Iris Borges
  • Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado
  • Princesa Arabela: mimada que só ela, de Mylo Freeman
  • Sapato trocado, sorriso dobrado, de Regina Célia Melo
  • O amigo do rei, de Ruth Rocha

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação