Cidades

Crise hídrica pode gerar novos modelos de gestão da água

Especialistas convidados deram panorama da governança dos recursos hídricos no país

postado em 11/04/2017 18:49
O tema do último debate do seminário O desafio hídrico e os preparativos para o 8; Fórum Mundial da Água, realizado pelo Correio nesta terça-feira (11/4), foi a governança e conflitos na gestão da água. O editor-executivo do Correio e moderador do debate, Vicente Nunes, ressaltou a necessidade do uso da água no presente sem que atrapalhe o futuro, o que depende da participação de diferentes setores e também de investimento.

[SAIBAMAIS] Para o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) Vicente Andreu, a ausência da importância do tema na definição das políticas públicas é um grande fator de preocupação. "Não podemos apagar da memória as crises e a necessidade de oferecer para a população segurança hídrica, nos diversos usos da água;, adverte.

Andreu acredita que o sistema precisa ser aprimorado e que o momento das crises hídricas vividas no país pode apontar novos modelos de gestão. Para isso, ele lembra a necessidade de atenção da população para o assunto e a consequente pressão sobre os políticos.

O professor do departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB) Oscar Cordeiro explica que uma boa governança dos recursos hídricos depende de capacidade técnica-financeira dos atores, regularização e fiscalização do Estado, controle social e articulação entre atores e usuários.
O pós-doutor afirma ainda que a crise hídrica no Distrito Federal veio como uma surpresa, pois não se imaginava que uma cidade planejada pudesse sofrer com o problema. ;Estamos levando uma lição da história;, opina. No entanto, o docente acrescenta que, hoje, o lago Paranoá é visto como uma alternativa para sair da crise ; o que, para Cordeiro, parecia impossível 30 anos atrás devido ao estado de poluição do lago.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação