Cidades

Mais de 50 mil pessoas acompanham a Paixão de Cristo no Morro da Capelinha

Para garantir a segurança no local, foram mobilizados 600 policiais militares, 215 bombeiros e mais de 40 viaturas

postado em 14/04/2017 17:21
Para garantir a segurança no local, foram mobilizados 600 policiais militares, 215 bombeiros e mais de 40 viaturas
Cerca de 55 mil pessoas acompanham a Via-Sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina, nesta Sexta-feira da Paixão, segundo estimativa da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O calor e a umidade mínima prevista para 35%, de acordo com o Insituto Nacional de Metereologia (Inmet), não afastaram os fiéis que tiraram o dia para rezar e reviver as últimas horas da vida de Cristo.

[SAIBAMAIS] Todo ano a Via Sacra arrasta milhares de católicos morro acima, em Planaltina. Vendedores ambulantes aproveitam o dia de fé para lucrar um pouco. Crianças, adolescentes e idosos também participam não só acompanhando, mas fazendom parte do elenco de atores que compõem a encenação. Ao todo, 1,8 mil pessoas atuaram na apresentação.
Para acompanhar cada detalhe da encenação e se proteger do sol, tudo era válido. Sombrinhas, guarda-sol, cadeiras, toalhas e cobertores entendidos no chão.

A visita ao Morro da Capelinha também é programa turístico. A dona de casa Maria das Graças do Nascimento, de 62 anos, mora na Paraíba e veio visitar a mãe, que vive em Planaltina. ;Acho muito interessante a Via-Sacra, tudo muito bonito;, avalia ela, que já tinha acompanhado o espetáculo no ano passado.
[FOTO923136]

Segurança

Para garantir a segurança no local, foram mobilizados 600 policiais militares, parte deles de unidades especializadas como Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) e Regimento de Polícia Montada (RPMon). A Polícia Militar do DF também contou com 20 viaturas e 13 motos. O Pelotão de Cavalaria faz a segurança nas encostas do morro, para evitar que a população circule por locais inadequados.

A Polícia Civil do DF conta com a Delegacia Móvel. Além disso, o Corpo de Bombeiros deslocou 215 militares e 21 viaturas. Os servidores estão a postos para atendimento médico. Na entrada principal do morro, foi montado o Posto de Comando Móvel.

É a primeira vez que Sullen Aguiar, 13 anos, participa do evento. Apesar de ter achado a subida cansativa, ela diz estar com muita expectativa. "Principalmente, para a parte da ressureição. Estou gostando muito", conta.

Para garantir a segurança no local, foram mobilizados 600 policiais militares, 215 bombeiros e mais de 40 viaturas


Dona Liduína Venâncio, 66 anos, saiu de Santa Maria com uma excursão de 16 pessoas. Ela conta que estava tão ansiosa para chegar que nem almoçou. "É lindo demais! A gente sobe o morro e parece que nem sente. É uma demonstração de penitência e fé. Eu amo", declara.


Nascida e criada em Planaltina, a assistente de contas médicas, Cristiane de Araújo, 32 anos, procura desde os 9 acompanhar o evento. "Não vim poucas vezes. Para mim é muito importante, pois é um momento para refletir e entender o que Jesus passou para nos salvar", explicou.

A encenação iniciou por volta das 15h40 na parte debaixo do morro. De acordo com que as cenas aconteciam, os fiés subiam. O público com os olhos atentos e bastante emoção, assistiu às 19h20 Jesus ser cruxificado. Depois houve uma pausa na encenação para que a ressureição fosse montada. A banda do evento fez um momnbeto de louvor que animou todos os presentes. Próximo às 20h, o momneto mais aocnteceu. Cristo ressuscitou ao lado de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima com, aproximadamente, 10 metros de altura.

WhatsApp

Uma novidade neste ano é o serviço de WhatsApp para localização de crianças perdidas. A exemplo do carnaval, o número do SOS Criança serve para alertar as autoridades sobre ocorrências de desaparecimento. O telefone é o (61) 99212-7776. Quem encontrar uma criança perdida deve tirar uma foto do rosto dela, enviar uma foto para este número de WhatsApp e entregá-la a um agente público, que também deve ser identificado na imagem, com nome, patente e a corporação a qual pertence.

Ressurreição

O ponto alto da encenção foi a ressurreição de Cristo, que aconteceu no início da noite. Os ornigazadores não pouparam esforços para emocionar o público. Para a surpresa dos fiéis, no momento em que Jesus tornava à vida, uma imensa imagem de Nossa Senhora de Fátima surgiu, para celebrar os 100 anos da aparição da santa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação