Cidades

Exposição celebra 160 anos do lançamento de 'O livro dos espíritos'

Obra escrita pelo educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, sob o pseudônimo de Allan Kardec, se tornou a principal referência do espiritismo

Adriana Izel
postado em 17/04/2017 06:00

Exposição resgata os escritos que são a base da doutrina

Nesta terça-feira (18/4), a doutrina espírita de todo o mundo celebra os 160 anos do lançamento de O livro dos espíritos, obra escrita pelo educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail sob o pseudônimo de Allan Kardec, que se tornou a principal referência do espiritismo, que possui mais de 3 milhões de adeptos no Brasil, segundo dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
;Temos uma situação muito peculiar, porque o lançamento de O livro dos espíritos caracteriza os 160 anos do espiritismo no mundo. O Brasil é um país que herdou essa tradição e é hoje um dos mais importantes em termos de quantidade de pessoas. A maior literatura espírita, por exemplo, está no Brasil. As grandes obras de ações sociais são realizadas por pessoas e instituições ligadas ao espiritismo. Essa é a justificativa para a celebração dessa data;, explica André Siqueira, diretor da Federação Espírita Brasileira (FEB).

Em comemoração à data, a FEB, que tem sede em Brasília e no Rio de Janeiro, preparou uma programação especial na capital federal, que faz parte da segunda região com mais espíritas no Brasil. De acordo com o IBGE, em 10 anos, a população que se declarava praticante da doutrina no Centro-Oeste passou de 1,9% para 2,3%, atrás apenas da região Sudeste. ;Decidimos fazer o evento para chamar a atenção das pessoas sobre a importância do espiritismo na formação cultural do Brasil;, completa Siqueira.

A programação começa com uma exposição sobre os 160 anos de O livro dos espíritos, que faz um resgate histórico por meio dos escritos de Kardec e estará disponível a partir desta terça-feira (18/4), no hall da sede localizada na Asa Norte. ;Fizemos painéis com informações da obra de Allan Kardec, explicando como foi a concretização do livro, que é base do espiritismo. Deixamos que ele contasse;, explica Mayara Paz, coordenadora de comunicação da FEB.


Cinema

Além disso, há duas outras mostras já disponíveis no local abertas para visitação. Uma sobre a médium Yvonne do Amaral Pereira, uma das mais significativas na história da religião espírita, intitulada Yvonne Pereira ; amor perfeito, que aborda a vida da médium e os 60 anos da obra Memórias de um suicida. E outra sobre o cinema espiritualista, sob o nome de Luz além da tela, em homenagem a obras cinematográficas como Nosso lar, Chico Xavier, Bezerra de Menezes e As mães de Chico Xavier.

Mas o grande destaque da programação desta terça-feira (18/4) é a palestra com Haroldo Dutra Dias, a partir das 19h30, no Cenáculo da Federação Espírita Brasileira, que contará com transmissão ao vivo pelo site oficial da federação. O convidado é juiz de direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e também um fenômeno na internet, quando se trata de temas relacionados ao espiritismo. Natural de Minas Gerais, ele é atualmente um dos principais nomes ligados ao assunto e tem rodado o Brasil fazendo palestras sobre a temática. ;Ele é uma pessoa que tem divulgado bastante a doutrina. Conseguirmos trazê-lo é uma forma de comemorar e reforçar a importância da obra de Allan Kardec;, defende Mayara Paz.


Médiuns

Formado em língua grega clássica e hebraico, Haroldo é responsável pela tradução dos originais gregos de O novo testamento da Bíblia Sagrada, editado pela Federação Espírita Brasileira. Também tem no currículo as obras Parábolas de Jesus, 7 minutos com Emmanuel e Celeiro de redenção. ;É muito curioso, porque antigamente os maiores palestrantes da doutrina espírita eram os grandes médiuns (pessoas que servem de elo entre o plano espiritual e o mundo terreno). Haroldo não se encaixa nessa categoria, mas está entre os maiores estudiosos. Ele fez a tradução de O novo testamento, que é algo extremamente difícil e profundo. Além disso, ele tem o dom da fala, algo que é raro;, completa Jack Darsa, coordenador de palestras públicas da Comunhão Espírita de Brasília, que possui sede na Asa Sul e é considerada um dos maiores centros espíritas do mundo.

O grande objetivo da presença do expositor é falar sobre a relação entre o espiritismo e o cristianismo, que são temas de estudos de Haroldo Dutra Dias. ;Ele tem essa imersão cultural e histórica no assunto. O caráter consolador do espiritismo está na prática da mensagem evangélica. Ele é um profundo conhecedor da doutrina espírita e das tradições cristãs e poderá falar dessas relações;, adianta o diretor da Federação Espírita Brasileira.

160 anos de O livro dos espíritos


Sede da Federação Espírita Brasileira (603 Norte, Cj. F). Terça-feira (18/4), às 19h30. Palestra com Haroldo Dutra Dias com transmissão pela FEBtv (www.febtv.com.br). Entrada franca. Informações: 2101-6161. De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exposições 160 anos de O livro dos espíritos, Yvonne Pereira ; amor perfeito e Luz além da tela. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação