Cidades

Veja os serviços que devem parar em Brasília com a greve geral de sexta

Centrais sindicais de várias categorias já confirmaram a participação no movimento nacional contra as reformas da Previdência e Trabalhista, propostas pelo governo Temer

Danilo Queiroz - Especial para o Correio
postado em 25/04/2017 18:30
Paralisação relâmpago de ônibus e Rodoviários no Terminal do Setor QNR na Ceilândia
A greve geral nacional programada para esta sexta-feira (28/4) deve mobilizar trabalhadores de vários setores do Distrito Federal. As centrais sindicias das principais categorias já realizaram convocações de adesão ao movimento, que será realizado em protesto às reformas da Previdência e trabalhista, propostas pelo governo Temer. Em Brasília, o protesto está programado para ocorrer na Esplanada dos Ministérios.

Veja os setores que devem aderir ao movimento no DF:

Transporte Público

O Sindicato dos Rodoviários e o Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (SindMetrô/DF) informou que irá aderir ao movimento nacional. A suspensão dos serviços está convocada para iniciar às 0h de sexta-feira e deve durar 24 horas. Com a paralisação, o Detran-DF informou que as faixas exclusivas para ônibus estarão liberadas para veículos na EPTG, EPNB, W3 Sul e Norte e do Setor Policial Sul. A medida vale de 0h até às 23h59.

Professores

[SAIBAMAIS]O Sindicato dos Professores da Rede Pública do DF (Sinpro-DF) e o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinproep-DF) também decidiram aderir ao movimento. As duas centrais divulgaram notas em seus sites oficiais informando que os trabalhores estão convocados para suspender os serviços.

Bancários

Em assembléia realizada na última sexta-feira (21/4), o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brasília (SEEBB-DF) decidiu que participará da greve a partir da 0h


Leia também: Servidores públicos podem ser penalizados se aderirem a greves?

Saúde

Os servidores e profissionais de saúde também estão convocados para aderir à greve pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF). A categoria publicou nota confirmando sua participação no movimento nacional.

Detran

Sindicato dos Trabalhadores em Atividades de Trânsito, Policiamento e Fiscalização de Trânsito das Empresas e Autarquias (Sindetran-DF) confirmou, em assembleia realizada no dia 06/04, que os servidores do Departamento de Trânsito (Detran-DF) irão cruzar os braços nos dias 27 e 28 de abril. Em nota, a direção do órgão recomenda que os usuários do serviço procurem os postos do Na Hora ou o site detrandf.gov.br.

Polícia Civil

O sindicato decidiu aderir à manifestação nacional e convocou todos os servidores e operadores de segurança pública para a paralisação. O grupo promete começar a mobilização às 9h30, no Museu da República.

Aeroviários

Segundo o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), a paralisação da categoria está prevista para começar na manhã de sexta-feira, ainda sem horário de início divulgado. A decisão inclui os trabalhadores que exercem atividades no solo, como serviços de check-in e responsáveis pela bagagem, por exemplo.

Correios

De acordo com a direção da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect), os funcionários dos Correios de todo o País entraram em greve geral por tempo indeterminado a partir das 22h desta quarta-feira (26). A Federação alerta que municípios do interior e regiões periféricas podem ficar sem serviços bancários e de Correios, já que expectativa é que mais de 200 agências deixem de abrir a partir desta quinta-feira (27).

CEB

Categoria decidiu, em assembeia realizada na noite de segunda-feira (24), que vai cruzar os braços. Concentração para protesto ocorrerá no SIA.

Vigilantes

A categoria estava em greve até a última quinta-feira (20/4). Uma audiência de conciliação está marcada para esta quinta-feira (27/4), no TRT. O grupo promete decidir os rumos do movimento em assembleia marcada para o mesmo dia.

UnB

Professores, estudantes e servidores têm assembleia marcada para quinta-feira (27/7).


Judiciário e MPU

Em nota, o sindicato que representa a categoria (Sindjus-DF) diz que vai aderir à paralisação. O grupo planeja protestos a partir das 9h, em frente ao Congresso Nacional.

[VIDEO1]

*Estagiário sob supervisão de Ana Letícia Leão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação