Cidades

População fica sem metrô e ônibus em dia de greve geral contra reformas

Estações de metrô amanheceram vazias e quem precisou de ônibus para ir trabalhar também não encontrou o serviço. As empresas anunciaram confirmaram ontem que não funcionariam por conta da greve geral

Jacqueline Saraiva, Paula Pires - Especial para o Correio , Luiz Calcagno
postado em 28/04/2017 07:15
[VIDEO1]
Os brasilienses que dependem de transporte público para chegar ao trabalho encontraram muita dificuldade para conseguir chegar ao trabalho nesta sexta-feira (28/4). As estações do Metrô-DF amanheceram fechadas. Ontem, a empresa anunciou que os trens não funcionariam por causa das manifestações contra a reforma trabalhista e da previdência.
O autônomo José Lourenço Filho, 63 anos, vendeu pouco: estações vazias

[SAIBAMAIS]Quem precisa se deslocar de ônibus também ficou sem o serviço, com todos os ônibus nas garagens das empresas. Dois pedidos de liminar para impedir a greve no sistema de transporte foram negados ainda na quinta-feira.

A principal estação do metrô em Águas Claras estava deserta por volta das 7h. Segundo seguranças, a população já estava preparada para a greve geral na cidade e sequer tentou pegar o trem. O autônomo José Lourenço Filho, 63 anos, confirma. Ele vende café da manhã em frente ao local, chega às 6h diariamente e diz que, nos primeiros 40 minutos vemde ao menos 10 refeições. "Hoje, não vendi nenhuma. Vem um desavisado ou outro, mas está vazio. Eu mesmo, só compareci para não perder o dia", afirmou.
Em Taguatinga Centro, o trânsito está intenso, mas segue fluindo para o horário. Piratas passam a todo momento nas paradas. O preço da passagem varia se R$ 5 a R$ 10. Para evitar pagar a mais, algumas pessoas preferiram pegar carona com amigos. É o caso de José de Sena, 61, que trabalha na Agência dos Correios na Asa Sul. Ele foi andando da CNF até o centro para encontrar um colega. "Ainda não sei como vou voltar, mas não pego ônibus pirata. Acho a greve válida. Aposento no meio do ano. Não serei afetado. Mas e quem é maus jovem, como fica?", questionou.

Vários trabalhadores ficaram nos pontos de ônibus, mesmo sabendo que não haverá funcionamento do serviço. Na BR-020, na altura do condomínio Nova Colina, km 11, várias pessoas esperam transporte para chegar ao trabalho. Não é a primeira vez que a auxiliar administrativo Tatiana Vieira, de 39 anos, passa por esse problema para conseguir chegar ao trabalho. No ano passado, com a greve dos rodoviários, ela afirma que teve de recorrer ao transporte pirata. Desde às 7h no ponto, ela espera chegar à Asa Norte, no Plano Piloto, às 8h. "Vou pagar o dobro, mas não posso faltar. A greve e um direito deles, mas prejudica muita gente", lamenta.

Faixas exclusivas liberadas

Para a circulação de carros, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou que as faixas exclusivas para ônibus na EPTG e EPNB foram liberadas para circulação de carros. O trânsito ficou complicado desde as primeiras horas da manhã. Há protestos em rodovias como a BR-020 e BR-070. Nas principais vias que cortam o Distrito Federal, o tráfego era muito intenso, com congestionamentos em vários pontos, como na EPNB, EPTG e Epia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação