Cidades

Governo decreta estado de emergência ambiental no DF até novembro

Serão contratados brigadas distritais para atuar no combate aos incêndios florestais em parques e unidades de conservação de Brasília

postado em 11/05/2017 13:57
A medida é uma das frentes de prevenção de queimadas no Cerrado
Foi decretada situação de emergência ambiental no Distrito Federal até novembro. A medida faz parte do Decreto n; 38.184, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (11/5). Com isso, serão contratados brigadas distritais que atuarão no combate aos incêndios florestais em parques e unidades de conservação de Brasília. A medida é uma das frentes de prevenção e enfrentamento das queimadas no Cerrado e está prevista no Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.


Com o decreto, o Executivo local fica autorizado a abrir licitação para selecionar profissionais capacitados para o enfrentamento dos incêndios florestais. A contratação será feita em caráter emergencial, sob responsabilidade do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e serão escolhidos profissionais capacitados pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

O processo seletivo será publicado em breve no Diário Oficial do DF. Os custos da contratação dependem da disponibilidade financeira e estão em análise pela área econômica do governo. A medida também permite a contratação de outros serviços para enfrentamento de queimadas e a compra de equipamentos de proteção individual para as equipes que atuarem diretamente no controle das chamas.

Neste ano, a situação de emergência ambiental foi decretada antecipadamente, para possibilitar o melhor planejamento orçamentário das ações.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação