Cidades

Brasília amanhece guarnecida por militares e com rastros de destruição

Confronto entre policiais e manifestantes em Brasília deixou cenário de guerra civil na área central de Brasília

Hellen Leite
postado em 25/05/2017 09:48
Confronto entre policiais e manifestantes em Brasília deixou cenário de guerra civil na área central de Brasília

Após as cenas de guerra vistas durante o protesto das Centrais Sindicais na tarde de ontem, a Esplanada dos Ministérios amanheceu guarnecida por militares nas entradas dos prédios públicos. Além do policiamento ostensivo das Forças Armadas, ao longo de toda área central de Brasília é possível ver os estragos causados por manifestantes.


Em diversos pontos há placas destruídas e indícios de fogueiras. Os banheiros químicos que estavam na altura da Catedral Metropolitana ficaram completamente queimados. Grupos colocaram fogo em parte dos ministérios da Agricultura, do Planejamento e da Cultura, arrancaram placas e quebraram paradas de ônibus e vidraças. Os semáfaros ainda estão intermitentes, mas apesar do cenário de destruição, todas as vias da Esplanada estão liberadas. Ao todo, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal contabilizou três incêndios e oito ocorrência de depredações a bens públicos.

[FOTO947633]

[SAIBAMAIS] Na tentativa de conter os manifestantes, o presidente Michel Temer assinou um decreto de convocação de homens do Exército e fuzileiros navais durante o protesto e causou mal estar entre oposição e aliados. Ele se reúne hoje com quatro ministros para avaliar se anula ou não a decisão.

O polêmico decreto, que prevê o emprego das Forças Armadas no Distrito Federal até o dia 31 de maio, provocou reações imediatas no Congresso Nacional. O Palácio do Planalto pediu que os ministérios compilassem e reunissem imagens das câmeras de segurança mostrando os estragos para ajudar a defender a decisão de invocação das tropas militares. Essas imagens podem servir também para identificar e enquadrar criminalmente as pessoas responsáveis pela depredação.

Com informações de Deborah Fortuna


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação