Cidades

Após inauguração, Parque Deck Sul é aberto ao público neste domingo

Com estrutura de mais de 80 mil m², o local conta com 1.421 metros de ciclovia, 1.249 metros de pista para caminhada

Gabriella Bertoni - Especial para o Correio
postado em 28/05/2017 15:27
Com estrutura de mais de 80 mil m², o local conta com 1.421 metros de ciclovia, 1.249 metros de pista para caminhada
O Parque dos Pioneiros Cláudio Sant;Anna - Deck Sul, localizado às margens do Lago Paranoá, foi inaugurado na manhã deste domingo (28/5). Com estrutura de mais de 80 mil m;, o local conta com 1.421 metros de ciclovia, 1.249 metros de pista para caminhada, quatro quadras de esportes, três parques infantis e uma pista de skate. ;Queremos fazer uma Brasília cidadã, democratizando a orla do Lago Paranoá;, destaca o governador Rodrigo Rollemberg.

Com atividades programadas para o dia, o evento teve início às 10h e conta com foodtrucks, apresentações de dança, encontro de ciclistas e motociclistas, além de show de rock. Com homenagem a um dos pioneiros de Brasília, Cláudio Sant;Anna, seu filho, Francisco Sant;Anna esteve presente representando a família.
Autoridades inauguram Parque Deck Sul
As obras começaram em dezembro de 2015, como parte das ações de recuperação da orla do Lago Paranoá. A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) destinou mais de R$ 12 milhões para a realização do projeto. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) atuou em parceria com a Terracap na execução do projeto do complexo de lazer e estima que o parque receba cerca de 6 mil visitantes por semana.
Para aproveitar o dia de sol, o servidor Sesai Morais, 35 anos, levou a família para conhecer o novo deck. Para ele, o lugar é "agradável e muito familiar". Mas o morador do Guará ressaltou que o acesso não é tão fácil. ;É um pouco descentralizado com as outras cidades. Não tem ônibus direto para cá. Podiam colocar linhas especiais nos fins de semana. Assim, quem não tem carro chegaria mais facilmente;, observou.
Uma das opções que mais chamavam a atenção era a pista de skate. Com atletas de todas as idades, faltava espaço para tantas manobras. Segundo o estudante Rafael Bandeira Chaves, 27, essa é uma das melhores da cidade. "Tem muita qualidade e foi bem projetada, com obstáculos para todos os níveis.; Morador do Guará, ele contou que a realidade por lá é diferente. ;Perto da minha casa, a pista está abandonada. Esse tipo de espaço fortalece o esporte e dá mais opções para as pessoas;, concluiu.

Estrutura

A estrutura, de mais de 80 mil m;, incluirá 1.421 metros de ciclovia, 1.249 metros de pista para caminhada, mesas de xadrez e tênis, quatro quadras de esportes, três parques infantis, um Ponto de Encontro Comunitário (PEC), um circuito inteligente para malhação, sete pergolados ; estruturas de madeira para descanso -, um calçadão de mais de 550m às margens do Lago Paranoá e 70 mil m; de área gramada. O parque fica na L4 Sul, próximo à Ponte das Garças.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação