Cidades

Fiéis lotam o Taguaparque no primeiro dia da festa de Pentecostes

Este ano, na 18ª edição do evento, a imagem de Nossa Senhora de Fátima entrou no palco por volta das 19h25. A expectativa da organização é de que compareçam mais de 650 mil pessoas

Júlia Campos - Especial para o Correio
postado em 02/06/2017 20:40

Padre Moacir celebrando a missa

Começou, nesta sexta-feira (2/5), a tradicional festa de Pentecostes, promovida pelo Padre Moacir Anastácio no Taguaparque, em Taguatinga. Este ano, na 18; edição do evento, a imagem de Nossa Senhora de Fátima entrou no palco por volta das 19h25, carregada por fiéis. Antes de iniciar a missa, o celebrante interagiu com público ao cantar louvores católicos. De acordo com a Polícia Militar, às 21h40 haviam, aproximadamente, 40 mil pessoas no local.

Leia mais notícias de Cidades

[SAIBAMAIS] Dona Santa, 79 anos, marca presença nas celebraçõs de Pentecostes todos os anos. Não importa se vai sozinha ou acompanhada, para ela o significado está em vivenciar o amor de Deus. "A gente é católico e tem que levar isso pra frente. Isso aqui é puro Espírito Santo", declarou. A idosa estava acompanhada de Damiana de Jesus. É a primeira vez que a dona de casa vai a festa. ;Trouxe meu filho Gabriel de 9 anos e é uma alegria muito grande poder estar aqui. É possível sentir Deus neste lugar;, afirmou. O lema deste ano é "Vinde a mim todos vós", e faz alusão a um convite de Jesus, em diversas passagens bíblicas. A expectativa da organização é que, em cada um dos três dias, mais de 650 mil pessoas compareçam ao encontro.

[FOTO2] Marisa Campos, 63 anos, não perde a celebração em um ano sequer. Em 2017, porém, há um motivo especial. Será a primeira vez dela como ministra da eucaristia no evento. Para a moradora de Taguatinga, este é um momento muito emocionante, onde a força do Espírito Santo a faz querer servir a Deus. "São muitas vitórias e milagres. É difícil guardar tudo isso dentro de mim", contou, emocionada. Diferente dos outros anos, o trânsito no local estava mais tranquilo. O esquema de organização do estacionamento ajudou a não ter filas de carros. A PM estima que desde as 10h já passaram pelo local 70 mil pessoas.

Histórico

A Festa de Pentecostes ocorreu pela primeira vez em 1999, idealizada pelo padre Moacir Anastácio, e acontecia ainda na porta da igreja, a paróquia São Pedro, em Taguatinga. A partir de 2000, o templo não comportou mais a quantidade de participantes e foi preciso fazer a mudança. Por oito anos, a celebração foi realizada no antigo Pistão Park Show e, em 2011, acabou transferida para o Parque Leão, no Recanto das Emas. No entanto, foi necessário um espaço maior. Desde então, o palco da festa é o Taguaparque.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação