Cidades

Após reunião com governador, Parada LGBTS seguirá o percurso previsto

A proposta anterior da Secretaria de Segurança era alterar o trajeto da manifestação deste domingo (25/6)

Thiago Soares
postado em 23/06/2017 20:30
A proposta anterior da Secretaria de Segurança era alterar o trajeto da manifestação deste domingo (25/6)
Após um encontro com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), os organizadores da 20; Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, conseguiram impedir a mudança de trajeto. Até o fim da manhã desta sexta-feira (23/6), a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP) havia proposto a alteração do percuso. Isso porque a Alameda dos Estados, onde é prevista a concentração da manifestação às 14h de domingo (25/6), é tida como área limite de segurança proposta pelo Protocolo Tático Integrado das Manifestações (PrTI).

Leia mais notícias em Cidades

[SAIBAMAIS] Além de impossibilitar o protesto na Alameda dos Estados, seguindo o Protocolo de Segurança, a Parada LGBTS também ficaria impedida de finalizar na região da Torre de TV, assim também como manter dois trios elétricos. Até então, a SSP havia autorizado apenas um carro de som. Os organizadores, então, aproveitaram a presença durante a cerimônia da regulamentação da lei 2.615/2000, que pune a homofobia na capital do país, para conversar com Rollemberg sobre o ato de domingo.

Seguindo o Protocolo de Segurança firmado pelo GDF com 48 órgãos de segurança e instituições locais e nacionais, os participantes da Parada LGBTS teriam que passar por revista policial. Além disso, ficaria proibida a entrada de hastes de bandeiras, garrafas de vidro e objetos cortantes ou perfurantes, entre outros itens.

O subsecretário de Operações Integradas da SSP, coronel Leonardo Sant;Anna, detalhou que houve entendimento do governo que a Parada LGBTS é diferente dos demais atos políticos realizados na Esplanada dos Ministérios. "O governador foi sensível a entender que a parada tem outro cunho de manifestação, por isso ocorreu um flexibilidade das regras. É claro que as equipes de segurança vão monitorar qualquer situação adversa para garantir a segurança durante o evento", garante.

Programação


A 20; Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros de Brasília terá como tema "Religião não se impõe. Cidadania se respeita". A marcha está marcada para às 14h, em frente ao Congresso Nacional. Ela será precedida de seminário sobre o tema e entrega de prêmios de Direitos Humanos LGBT.A organização espera um público de mais de 40 mil pessoas durante todo o ato.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação