Cidades

Lei da captação de água da chuva em terrenos com mais de 600m² é aprovada

Medida visa aumentar a permeabilidade do solo e garantir melhor aproveitamento de recursos hídricos nos lençóis freáticos

postado em 26/06/2017 23:31
A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, nesta segunda-feira (26/6), projeto de lei que exige a criação de sistema de captação de águas pluviais nas construções com terrenos superiores a 600m;. A proposta é uma das medidas tomadas com o objetivo de enfrentar a grave crise hídrica que afeta o DF.
O projeto de lei, proposto pelo governo de Brasília, visa aumentar a permeabilidade do solo e evitar a perda de recursos hídricos. A ideia, respaldada em estudos técnicos, é facilitar a infiltração da água da chuva até os lençóis freáticos. Uma parte será armazenada em local próprio para aproveitamento em múltiplos usos.
Na prática, os novos empreendimentos deverão conter um dispositivo de infiltração artificial para coletar a água da chuva e armazenar parte dela para esses usos. Evita-se assim perdas com o escoamento de superfície que hoje acontece. Toda nova obra em Brasília deverá se adequar à regra. A meta é evitar alagamentos em vias públicas, além de permitir melhor drenagem da água pluvial.
A água coletada por meio de poços de injeção, bacias ou caixas poderá ser usada para regar o jardim ou lavar pisos, por exemplo, sem sobrecarregar a rede. A lei determina ainda que o equipamento deve ser independente do sistema tradicional de abastecimento.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação