Cidades

Agência de automóveis é condenada por vender carro com hodômetro adulterado

A empresa deve restituir aos clientes valor correspondente a 5% de desvalorização do veículo. A decisão foi tomada pela juíza substituta da 15ª Vara Cível de Brasília.

postado em 28/06/2017 08:03

Uma agência de automóveis foi condenada pela Justiça do Distrito Federal por vender uma caminhonete com o hodômetro - instrumento que indica distâncias percorridas pelos veículos - adulterado. Após modificar o aparelho, colocando números inferiores à quilometragem real dos veículos, era possível vendê-los por valores maiores. A empresa Taguasul Car Veículos Ltda Epp terá agora que restituir aos clientes valor correspondente a 5% de desvalorização do veículo. A decisão foi tomada pela juíza substituta da 15; Vara Cível de Brasília.

[SAIBAMAIS]Uma vítima contou que comprou uma caminhonete de luxo que registrava como rodados apenas 580 km. Depois de efetuar a compra, ele percebeu que, no manual do veículo, já havia sido realizada a primeira revisão de 10 mil km. Por causa da divergência, registrou boletim de ocorrência. Foi feita a perícia e constatada a adulteração. Ela pediu indenização pela depreciação do carro e por danos morais.

Defesa

A agência contestou a denúncia e argumentou que a secretária da loja teria se enganado e entregado o manual de outra caminhonete, do mesmo modelo. Segundo a empresa, o número do chassi do veículo do autor é diferente daquele que foi objeto da revisão que consta no manual.

A juíza entendeu que ficou comprovado o erro na administração do serviço e explicou que, no caso, o laudo da perícia criminal determinou que o painel do veículo tinha sido removido e desmontado em época que não se pode precisar. Além disso, a placa de circuito impresso instalada no painel havia sido manipulada e removida a memória EEPROM, utilizada para registro de dados, e depois reinstalada, provavelmente com "o intuito de adulterar a memória de armazenamento de dados do hodômetro". Cabe recurso da decisão.

Com informações do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação