Cidades

Com 8,5°C em Planaltina, DF registra a mais baixa temperatura do ano

A temperatura mínima foi de 10°C, segundo a média calculada pelo Inmet, com sensação térmica de 4°C. Previsão é de sol e muito frio ao longo da semana

Jacqueline Saraiva
postado em 04/07/2017 08:30

A temperatura máxima, nas horas mais quentes do dia hoje, não deve ultrapassar os 23°C

Os brasilienses sofreram nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (4/7) com o frio. As rajadas de vento proporcionaram sensação térmica de 4;C em Brasília quando os termômetros marcavam, em média, 10;C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Planaltina, cidade a aproximadamente 44km do centro da capital, foi registrada a temperatura mais baixa do ano, quando os termômetros marcaram 8.5;C, com sensação térmica de 5;C.

Leia mais notícias em Cidades

Na estação meteorológica do Inmet de Águas Emendadas, a temperatura mínima registrada foi de 11;C, mas, por conta dos ventos, a sensação térmica foi de mais frio ainda, com 2;C. De acordo com os meteorologistas, a temperatura máxima, nas horas mais quentes do dia hoje, não deve ultrapassar os 23;C. A umidade relativa do ar fica entre 80% e 25%.

[FOTO970476]

Segundo o Inmet, as temperaturas mínimas, registradas durante as madrugadas, devem ficar entre 11;C e 10;C ao longo da semana. Tudo isso por conta de uma massa de ar frio de origem polar, que provoca chuvas no litoral do Brasil e, ao atingir o interior do país, vai secando, mas derrubando as temperaturas. A massa de ar, que está sobre as regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste desde o sábado (1;/7), deve continuar provocando baixas temperaturas até o fim da semana.


Frio na pele

A sensação térmica é a diferença que o aparelho de medição das temperaturas registra e o que o corpo humano de fato sente em determinado lugar e momento, segundo o Inmet. O cálculo é feito com o uso de uma tabela que leva em conta algumas variáveis, como a temperatura e a intensidade do vento, no caso de temperaturas mais frias. Os meteorologistas esclarecem, no entanto, que a sensação térmica é calculada levando em conta as condições médias do corpo humano. É algo subjetivo, porque cada pessoa percebe a temperatura de uma maneira diferente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação